PRODUTIVIDADE x VALOR AGREGADO NA MANUFATURA: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Wagner Boer, José Paulo Alves Fusco

Resumo


O presente artigo propõe a investigação da adoção de programas de produtividade como vetor facilitador para formação do valor dos produtos que são ofertados ao mercado. Adicionalmente, o trabalho apresenta uma forma alternativa para visualização das relações de causa e efeito existentes.Para tanto, são examinados aspectos e contribuições de diversos autores, resultando ao final em um composto analítico que possa representar de forma adequada os aspectos avaliados. Ao final, o trabalho conclui que ainda existe considerável espaço para demonstrar que o valor agregado também é resultado da cultura organizacional. Além disso, pode-se perceber que existem inúmeras outras possibilidades de estudo, ainda não contempladas, que mereceriam maior aprofundamento em futuras pesquisas.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/S1981-36862008000100004

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr