PERFIL SENSORIAL E ACEITAÇÃO DE NÉCTARES DE GOIABA INDUSTRIALIZADOS
Resumo
Provadores selecionados e treinados avaliaram aparência, aroma, sabor de néctares de goiaba industrializados e comercializados na região de Campinas - SP, utilizando a Análise Descritiva Quantitativa (ADQ). O teste de aceitação e intenção de compra foi conduzido em laboratório com 40 provadores não treinados, em cabines individuais, utilizando a escala hedônica não estruturada de 9 cm. As amostras foram apresentadas segundo delineamento experimental de blocos completos balanceados e os resultados foram analisados aplicando a Análise de Variância (ANOVA). A ADQ mostrou que houve diferença significativa em relação à cor vermelho-rosado, viscosidade aparente, aroma e sabor de goiaba fresca e arenosidade. O teste de consumidor indicou que apesar da aceitação das amostras 1 e 3 não serem significativamente diferentes (p<0,05), a amostra 1 apresentou a maior parte das respostas (77%) distribuídas na região central da escala, enquanto que a amostra 3 obteve 35% de respostas acima de 8, ou seja, na região próxima ao extremo da escala, “gostei muitíssimo”. A atitude de compra revelou que 44% dos provadores certamente compraria a amostra 3, confirmando a correlação entre a aceitação e a atitude de compra. A Análise Descritiva Quantitativa proporcionou uma completa descrição e quantificação do perfil sensorial das amostras. Os atributos sensoriais que mais caracterizaram a amostra 3 (cor vermelho-rosado, viscosidade visual, aroma e sabor de goiaba fresca e textura arenosa) podem ter influenciado na maior aceitação e intenção de compra deste produto.
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PDFDOI: 10.3895/S1981-36862007000200008
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