EFEITOS DO ENRIQUECIMENTO DA SEMENTE DE CHIA (Salvia hispanica) NAS PROPRIEDADES DE SORVETE DE MIRTILO (Vaccinium myrtillus)

Marina Leopoldina Lamounier Campidelli, Helenna Rosa Paulinelli, Maísa Lamounier Magalhães, Nayara Penoni, Fernanda Gonçalves Carlos

Resumo


Uma estratégia para melhorar a qualidade da alimentação é a introdução de alimentos funcionais na dieta. Pesquisas comprovam que estes componentes promovem um efeito fisiológico contribuindo para a manutenção da saúde, bem-estar e diminuição dos riscos à saúde. Este trabalho teve como objetivo verificar as características físico-químicas, microbiológicas e sensoriais de sorvete de mirtilo enriquecido com semente de chia. Os resultados mostraram que o sorvete apresentou características de pH, acidez, sólidos solúveis totais, umidade, cinzas e overrun dentro dos padrões legais e obteve 75% de aceitação sensorial e 72% de intenção de compra. Além do mais, segundo a legislação vigente, o sorvete está dentro dos padrões microbiológicos para Salmonella, coliformes totais e à 45 ºC. Sugere-se que a incorporação de semente de chia e polpa de mirtilo não interferiram nos padrões físico-químicos e no índice de aceitabilidade e encontra-se microbiologicamente aceito.


Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbta.v9n2.1820

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr