Estratégias de distância tecnológica na adoção de transferência de tecnologia em uma indústria de alimentos: um estudo de caso

Luani Back, João Luiz Kovaleski, Pedro Paulo de Andrade Junior

Resumo


O presente artigo foi desenvolvido com o objetivo determinar as dificuldades impostas pela distância tecnológica entre os agentes, fornecedor e receptor, em processos de transferência de tecnologia em uma indústria de alimentos. Inúmeras barreiras podem surgir neste tipo de processo, e estas podem inibir ou restringir a adoção e a funcionalidade da nova tecnologia. A identificação destas dificuldades e a detecção das possíveis causas possibilitam a formulação de soluções que minimizem seus impactos. Para o desenvolvimento da pesquisa realizou-se coleta de dados através de pesquisa bibliográfica e documental, observações diretas e entrevistas com os gerentes da indústria de alimentos em questão. Os resultados do estudo de caso demonstram que a transferência de tecnologia esta diretamente relacionada com a distância tecnológica entre os agentes de transferência. Estes resultados contribuem para o sucesso dos novos processos de transferência, em que o cenário da indústria pode ser adaptado de acordo com as exigências e distância tecnológica entre fornecedor e receptor da tecnologia.


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DOI: 10.3895/S1981-36862014000200003

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