Histórico do periódico

A Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial-RBTA foi concebida em 2006 pelos docentes Guataçara dos Santos Junior, José Luiz Ferreira da Trindade e Marcos Flávio Pádua Góes de Moraes (in memoriam) da antiga Coordenação de Alimentos do Campus Ponta Grossa.

No ano de 2007, foi lançado o primeiro volume, com artigos associados às necessidades agroindustriais regionais do Sul do Brasil. Aos poucos, o periódico passou a receber artigos de mais diversas áreas.

A partir de março de 2010, em seu quarto volume, a RBTA foi incluída no Qualis, relação de periódicos científicos utilizados pelos programas de pós-graduação no País. À mesma época, a RBTA passou a incluir em seus números o DOI (Digital object identifier), um sistema de identificação numérico para conteúdo digital, com a finalidade de autenticar a base administrativa desse conteúdo. O DOI atribui internacionalmente um número único e exclusivo a todo e qualquer material publicado.

Em 2011, foram convidadas a compor o Corpo Editorial, as docentes Maria Helene Giovanetti Canteri e Sabrina Ávila Rodrigues. Com o falecimento do fundador Prof. Marcos Flávio, a partir de 2013, o Prof. Guataçara, passou a compor o Corpo Editorial de outro periódico científico, passando a responsabilidade definitivamente aos demais Editores. A partir de 2015, a docente Eliana Fagundes Queiroz Bortolozo chegou para contribuir na tarefa editorial, com a aposentadoria do fundador Prof. Trindade, até o mês de junho de 2018, quando também se aposentou.

No decorrer destes anos, a RBTA conta com artigos das seguintes áreas de avaliação:

Administração pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo; Biodiversidade; Biotecnologia; Ciência de Alimentos; Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Economia; Enfermagem; Engenharias II; Engenharias III; Ensino; Interdisciplinar; Materiais; Nutrição; Planejamento urbano e regional / Demografia; Química; Saúde Coletiva; Zootecnia / Recursos Pesqueiros.

Desde 2016, a RBTA passa por modificações visuais e de política editorial, visando sua padronização ao PERI - Portal de Periódicos Científicos da UTFPR. A partir de então, a publicação passou a ocorrer em fluxo contínuo, em dependência do processo de avaliação por pares dos artigos. A partir de 30 de dezembro de 2016, o periódico passou a exigir na submissão a Declaração de Comitê de Ética para trabalhos envolvendo seres humanos ou animais, além do registro do ORCID dos autores dos artigos para publicação. Essas mudanças objetivam a crescente melhoria do periódico, visando sua consolidação no cenário científico nacional.

A partir do mês de junho de 2019, a RBTA passou oficialmente a ser editada no Campus Francisco Beltrão quando passaram a compor a equipe de Editoras as docentes: Alessandra Machado Lunkes, Ivane Benedetti Tonial (in memoriam) e Silvane Morés, do Departamento Acadêmico de Química e Ciências Biológicas. O novo local de edição da RBTA é favorecido pelos Cursos de Engenharia de Alimentos e Mestrado Profissional em Tecnologia de Alimentos, ofertados no Campus Francisco Beltrão. 

A partir de 2020, passaram a compôr a equipe de Editoras as docentes Elis Regina Duarte e Elisabete Hiromi Hashimoto, Departamento de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, do Campus Ponta Grossa. E, em 2023, a docente Edilaine Maurícia Gelinski Grabicoski, do Departamento de Agronomia do Campus Francisco Beltrão, passou a integrar a equipe de Editoras.

[Atualização em 13 de maio de 2023]



ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr