Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial

A Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial (ISSN: 1981-3686) tem como objetivo divulgar pesquisas científicas e tecnológicas em Ciência e Tecnologia de Alimentos e áreas afins.

Publica artigos (português, espanhol e inglês) com periodicidade semestral e fluxo de submissão e de publicação contínuo.


A universidade pública, no curso da história brasileira, tracejou com diversas cores uma vida societária mais justa. Começou-se a pensar o devir com um desenho brasiliano. No entanto, a contribuição desta instituição que tem mais de um século de história, iniciada com instituições que não lograram êxito, está muito aquém do necessário.

As transformações, ainda que tenham ocorrido, em muitos casos, não passaram de esboços de um projeto de nação. O retorno à sociedade, mais que uma obrigação, é uma necessidade frente às exigências da sociedade do conhecimento. A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) tem claro em seu horizonte esta obrigação.

Para além do discurso, a Coordenação do Curso de Tecnologia em Alimentos (COALI) do Campus Ponta Grossa coaduna em seu escopo de atividades voltadas à produção e difusão do conhecimento, um periódico, a Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial (RBTA).

A RBTA representa um momento privilegiado institucional. Os elevados indicadores acadêmicos construídos na história recente da COALI e a chancela de uma Instituição quase centenária são indicativos indeléveis de que a RBTA foi ideada para conquistar o respeito da comunidade acadêmica.

Pensando no Brasil, que está inserido em uma rede tecida por fluxos transnacionais de capital e de mercadorias, que apresenta fissuras produzidas pela emergência de mercados consumidores e cenários efêmeros, a Tecnologia Agroindustrial é uma questão central. Assim, mais que feliz, contribuições como a RBTA são necessárias.

O convite para que pesquisadores utilizem um espaço aberto, democrático e qualificado, sempre com a perspectiva do debate, da participação ampla, do respeito à diversidade e da visão humana que não coisifica o homem, freqüentemente ausente de muitas experiências acadêmicas, está feito.

Deixo registrada, a minha convicção plena que este veículo de transmissão e ampliação do conhecimento produzido e discutido na área, firmar-se-á como um ponto de referência significativo para um setor que é fundamental no desenvolvimento de um país tão rico e ao mesmo tempo tão pobre, principalmente por falta de tecnologia, como é o Brasil.

Prof. Dr.Luiz Alberto Pilatti
Diretor do Campus Ponta Grossa da UTFPR

Notícias

 

DOI

 
Os artigos publicados na Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial são identificados pelo DOI (Digital Object Identifier).

 
Publicado: 2010-06-18 Mais...
 
Outras notícias...

v. 11, n. 2 (2017)

Sumário

Artigos

Alex Guimarães Sanches, Maryelle Barros da Silva, Elaine Gleice Silva Moreira, Shirley Silva Cosme
PDF


ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr