v. 5, n. 3 (2012)

DOI: 10.3895/S1982-873X20120003

Editorial

Com satisfação trazemos a público o volume 5, número 3 da Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia. Guiados pelos propósitos deste periódico, que dentre outras questões, possui o compromisso de disponibilizar aos docentes, pesquisadores e estudantes da área, temas relevantes, capazes de instigar a reflexão crítica ao mesmo tempo em que propiciam subsídios para fundamentar suas práticas pedagógicas, foram selecionados artigos que abordam temas como a modelagem matemática e a formação de engenheiros; estratégias para o ensino da matemática; os conteúdos básicos de física analisados à luz da proposta curricular do estado de Minas Gerais; proposta de uma abordagem concreta da sexualidade para a educação; metodologias para o ensino de zoologia; e o estudo de caso para o ensino aprendizagem de química.

No primeiro artigo intitulado La Modelación Matemática En La Formación Del Ingeniero a autora Patricia Camarena Gallardo, pesquisadora do Instituto Politécnico Nacional do México, parte da questão que a modelagem matemática não tem sido incorporada formalmente aos ambientes de aprendizagem e apresenta uma estratégia didática para incorporá-la ao contexto dos cursos de matemática, caracterizando-a como elemento chave na formação de engenheiros.

Em ‘O “Conteúdo Básico Comum”: uma análise linguística da Proposta Curricular de Minas Gerais’, segundo artigo do volume, são apresentadas reflexões acerca de uma análise pormenorizada dos elementos linguísticos do CBC da disciplina de Física, que apresenta uma proposta diferenciada, materializada nos textos dos módulos didáticos, orientações pedagógicas, roteiros de atividades, bem como na própria Proposta Curricular de Física. Assim, para as autoras Catarine Caum e Tatiana Galieta os resultados indicam que a composição linguística do CBC está relacionada à caracterização de seus materiais como um gênero de texto didático. Destacam a importância da formação adequada do professor para saber fazer a mediação deste e de qualquer outro material didático em suas atividades de planejamento e execução de aulas afim de aproveitar suas qualidades e rejeitar suas superficialidades.

O terceiro artigo desta edição é apresentado pelas autoras Virginia Iara Andrade Maistro e Vera Lucia Bahl Oliveira sob o título Ações concretas e aproximações necessárias do pro jovem urbano quanto à abordagem da sexualidade. Nele a escola é destacada como espaço sexualizado, cujo papel deve ser o de abordar sem preconceitos e de forma reflexiva as questões da sexualidade. Nesse sentido, reafirmam como propostas do Projovem Urbano, aliar formação e ação no interior de um espaço institucionalizado socialmente, estimular o exercício da cidadania, garantir a dignidade do ser humano, favorecer o respeito à diversidade de valores, crenças e comportamentos relativos à sexualidade, ajudar a compreender a sua dimensão saudável, a desenvolver uma consciência crítica e a tomar decisões responsáveis a seu respeito, oferecem assim uma reflexão sobre o papel dos educadores na educação sexual dos jovens.

As pesquisadoras Marta Burda Schastai, Sani de Carvalho Rutz da Silva e Maria de Fátima Mello de Almeida apresentam o quarto artigo, intitulado “Resolução De Problemas – Uma Perspectiva No Ensino De Matemática”. Abordam as possibilidades da inserção da Resolução de problemas como eixo articulador entre o conhecimento do aluno e o conhecimento matemático em resposta à questão “Como explorar o Ensino da Matemática a partir da Resolução de Problemas e da prática social dos conteúdos? ”Apresentam, também, os resultados da implementação do Curso de Formação para Professores do 6º ano da Rede Estadual de Ensino visando o desenvolvimento de habilidades de escrita e análise de problemas.

A diversidade característica do Filo Arthropoda e de sua variedade de formas, conceitos e funções é tratada no quinto artigo “Modelagem didática tridimensional de artrópodes, como método para ensino de ciências e biologia”, de autoria de Joallyson Gonçalves Beserra e Carlos Henrique de Brito, o texto apresenta os resultados obtidos com o desenvolvimento e utilização de modelos didáticos tridimensionais, como metodologia alternativa para o ensino da zoologia.

Por último, o sexto artigo destaca o estudo de caso como estratégia de aprendizagem para o ensino de química, em que os alunos são expostos ao contexto de novas realidades de modo a serem levados a refletir sobre a problemática apresentada, buscar novos conhecimentos para resolução de problemas abordados, e se apropriar de conceitos científicos. “Estudo de Casos: Um Recurso Didático para o Ensino de Química no Nível Médio”, traz como autoras Fabiele Cristiane Dias Broietti,  Flaveli Aparecida de Souza Almeida,  Renata Cristina Mello Alves Silva.

Desejo a todos uma leitura proveitosa!

Ponta Grossa, dezembro de 2012.

Marcia Regina Carletto

Sumário

Artigos

Patricia Camarena Gallardo
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Tatiana Galieta, Catarine Caum
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Virginia Iara Andrade Maistro, Vera Lucia Bahl Oliveira
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Maria Fátima Mello Almeida, Sani Carvalho Rutz Silva, Marta Burda Schastai
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Carlos Henrique Brito
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Fabiele Cristiane Dias Broietti, Flaveli Aparecida de Souza Almeida, Renata Cristina Mello Alves Silva
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