Resolução de problemas – Uma perspectiva no ensino de matemática

Maria Fátima Mello Almeida, Sani Carvalho Rutz Silva, Marta Burda Schastai

Resumo


As  orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais estão voltadas para a inserção da Resolução de Problemas como eixo articulador entre o conhecimento do aluno e os conhecimentos matemáticos historicamente produzidos. A partir desta orientação organizou-se um Curso de Formação para Professores do 6º ano da Rede Estadual de Ensino com o objetivo de  desenvolver habilidades de escrita e análise de problemas. Portanto, o presente trabalho baseia-se nas atividades desenvolvidas nesse Curso e teve como questão norteadora “Como explorar o Ensino da Matemática a partir da Resolução de Problemas e da prática social dos conteúdos?”. Para responder a questão propôs-se aos professores que escrevessem e apresentassem problemas a partir de um contexto escolhido pelos grupos. Após apresentação dos problemas analisou-se qualitativamente  o problema bem como foram feitas interferências, complementações e/ou readequações. Finalizando, percebeu-se que os professores ampliaram seus conhecimentos em relação à escrita e resolução de problemas em uma perspectiva metodológica.

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DOI: 10.3895/S1982-873X2012000300004

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