Modelagem didática tridimensional de artrópodes, como método para ensino de ciências e biologia

Carlos Henrique Brito

Resumo


Dentre a grande diversidade existente no Reino Animal, os artrópodes possuem uma enorme variedade de formas, conceitos e funções a serem estudadas e visualizadas. O objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento de modelos didáticos tridimensionais de artrópodes, acerca de caracteres morfológicos, visando um maior aprendizado do conteúdo teórico desenvolvido em sala de aula e a disponibilização de metodologias alternativas para o ensino de zoologia. O trabalho consistiu em aulas teóricas intercaladas com aulas práticas (45 min.). Esse projeto foi desenvolvido em turmas do sétimo ano Fundamental e do segundo ano Médio onde se observou um alto nível de espontaneidade durante as tarefas aplicadas. A partir dos resultados obtidos, concluiu-se que o trabalho ajudou não somente no aprendizado individual do aluno, mas na troca de conhecimento entre alunos da mesma equipe e com equipes da mesma turma, gerando dúvidas e discussões que resultaram num crescimento coletivo.


Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/S1982-873X2012000300005

Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr