v. 3, n. 3 (2010)

DOI: 10.3895/S1982-873X20100003

A Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia chega ao seu terceiro número do terceiro ano de sua primeira publicação. Alcançar um público alvo que abarca pesquisadores, professores de diferentes níveis de ensino e estudantes em geral, além de galgar degraus na qualificação exigida pelas agências de fomento, demonstra a força que nos anima na construção e na divulgação do conhecimento científico. A área de ensino de ciência, ou área 46 na CAPES, apresenta hoje um crescimento em números de programas de mestrado (profissional e acadêmico) e doutorado jamais visto. Isso demanda a necessidade premente da criação de veículos qualificados para a divulgação dos resultados das pesquisas e dos produtos desenvolvidos, especialmente em mestrados profissionais. Nessa linha, a Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, da UTFPR, campus de Ponta Grossa (PR), tem dado sua contribuição, na busca permanente de sua qualidade, divulgação e aperfeiçoamento.

Como um número especial, a publicação que ora se apresenta, reúne alguns dos trabalhos apresentados e selecionados no II SINECT (II Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, realizado no campus da UTFPR, de Ponta Grossa, entre os dias 7 e 9 de outubro de 2010). Assim, o terceiro número de 2010 (vol.3), seis artigos formam o caleidoscópio de diferentes temas que ilustram a riqueza das pesquisas da área. São eles:

“Imagens em materiais didáticos impressos para o ensino de Física num curso de Licenciatura semipresencial”, onde são expostos os resultados acerca das imagens que ilustram um material didático utilizado numa disciplina do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). São examinadas as formas de produção das imagens, os elementos que as compõem e seu nível de iconicidade, além de algumas características das tecnologias de produção e recepção de imagens levantadas.

O segundo artigo, “A Ciência e sua divulgação: implicações para o ensino de ciências”, procura, por sua vez, a partir da análise de artigos científicos e de divulgação científica, levantar algumas características presentes no processo da passagem da esfera científica para a esfera midiática. Utilizando-se dos parâmetros de gêneros do discurso desenvolvidos por Maingueneau, evidenciaram-se elementos considerados no processo de ensino-aprendizagem e relacionados à estrutura das obras e aos contextos socioculturais imersos.

“Contribuição para o Ensino de Ciências por meio de uma atividade experimental de condutividade térmica”, é o terceiro artigo que busca problematizar as questões de ensino-aprendizagem sobre a temática “isolantes” e “condutores térmicos”. Utilizando-se de uma atividade experimental num ambiente dinâmico e de diálogo permanente procurou-se a investigação e a construção do conhecimento, por parte do aluno, a partir da elaboração de hipóteses. A partir de referenciais de Freire, Ausubel e Moreira, os alunos passaram a utilizar seus conhecimentos prévios no sentido de estabelecer uma relação entre suas realidades e seus interesses.

O quarto artigo, intitulado, “Construção de jogos didáticos para o ensino de Biologia: um recurso para integração dos alunos à prática docente” apresenta um relato de experiência sobre a possibilidade didática da construção de jogos didáticos. Busca uma melhor apreensão dos conteúdos das unidades Ciclo de vida dos diferentes grupos de vegetais, Divisão celular e Genética, com a participação dos alunos do Ensino Médio como sujeitos integrantes da prática de ensino, na construção e utilização de recursos didáticos. O processo de aprendizagem sob a perspectiva da cognição, motivação e da dialogicidade acabaram por apontar a necessidade de diversificação de metodologias de ensino e de recursos como dispositivos educativos motivacionais e potencializadores da construção do conhecimento científico.

O quinto trabalho, “Formação continuada e prática educativa: superando dilemas e desafios da formação inicial e de Atuação Docente em Química”, apresenta uma discussão a respeito da formação continuada de professores visando a superação das “disciplinaridades” e a construção da identidade do educador.

O trabalho que finaliza esta edição da Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, da UTFPR, “Possibilidades curriculares para o desenvolvimento dos valores da sustentabilidade” apresenta considerações sobre os paradigmas inerentes ao conceito de meio ambiente e sua abordagem no currículo escolar e a metodologia freiriana como subsidiadora para a tomada de decisões na esfera do desenvolvimento dos valores da sustentabilidade.

Boa leitura!

 

Marcos Cesar Danhoni Neves

Ponta Grossa, dezembro de 2010

Sumário

Artigos

Sheila Cristina Ribeiro Rego, Guaracira Gouvêa de Sousa
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Rui Manoel de Bastos Vieira
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Sabrina Passoni, Nadiangela Mayer, Jeremias Borges da Silva, André Maurício Brinatti, Silvio Luiz Rutz da Silva
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Átima Clemente Alves Zuanon, Raphael Hermano Santos Diniz, Luiziane Helena do Nascimento
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Carlos Alberto de Carvalho Andrade
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Cintia Azevedo Gonçalves, Márcia Regina Carletto
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