Possibilidades curriculares para o desenvolvimento dos valores da sustentabilidade

Cintia Azevedo Gonçalves, Márcia Regina Carletto

Resumo


O presente estudo tem por objetivo de limitar possibilidades curriculares para o  desenvolvimento  dos  valores  da  sustentabilidade,  considerando-se qualquer nível de ensino. A proposta, construída a partir de pesquisa bibliográfica, tece considerações sobre os paradigmas que  interferem no conceito de meio ambiente e em sua  abordagem no currículo e aponta os estudos CTS e a metodologia freiriana como possibilidades pedagógicas para o desenvolvimento dos valores supracitados. A visão de mundo fragmentada interfere na abordagem dos conteúdos e na concepção ideológica sobre o que é desenvolvimento social, afetando o sentido atribuído aos mesmos. Assim,o modo como os conteúdos curriculares são trabalhados, na esfera cognitiva, oferece elementos para que o aluno tome  decisões valorativas sobre os mesmos, na esfera afetiva. Os resultados indicam que os referenciais CTS e  a metodologia freiriana são complementares entre si e oferecem subsídio ao desenvolvimento dos valores da sustentabilidade.


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DOI: 10.3895/S1982-873X2010000300006

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