Contribuição para o Ensino de Ciências por meio de uma atividade experimental de condutividade térmica

Sabrina Passoni, Nadiangela Mayer, Jeremias Borges da Silva, André Maurício Brinatti, Silvio Luiz Rutz da Silva

Resumo


O ensino e aprendizagem ao serem conduzidos por meio da problematização, direcionada e inserida em um tema de interesse proporciona diversos caminhos para a construção do conhecimento dos estudantes. Em um ambiente dinâmico e de diálogo deparou-se com questões levantadas pelos próprios estudantes, que abrangem diversos conceitos inseridos no tema: isolantes e condutores térmicos. Estes questionamentos puderam ser compreendidos, por meio de uma atividade experimental que teve como objetivo principal medir condução de calor em diferentes tipos de materiais: tanto isolantes quanto condutores. Pretendeu-se conduzir o aluno a investigar e construir o conhecimento a partir da elaboração de hipóteses, de modo a encontrar respostas a seus questionamentos utilizando-se da linguagem científica tendo por base as ideias de Paulo Freire, de Ausubel e de Moreira, e assim, os alunos utilizassem seus conhecimentos prévios de modo a estabelecer uma relação com sua realidade e com seus interesses.


Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/S1982-873X2010000300003

Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr