Esta edição comemora o primeiro aniversário da Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia.
Ao longo desse período tão curto, o periódico já conseguiu estabelecer um novo espaço de discussão e troca de experiências no ensino de ciência e tecnologia. Proporcionou aos leitores uma série de trabalhos relevantes, fruto das contribuições de pesquisadores de todo o país.
O formato eletrônico e livre adotado pela revista se mostrou uma opção acertada. O acesso gratuito à textos científicos segue uma tendência contemporânea de facilitar o acesso e ampliar a divulgação de informações. Nesse sentido, seguiu-se o princípio básico de organização da própria Internet, veículo escolhido para a publicação. Outras revistas têm aderido a essa idéia.
Abrindo este volume de 2009, a RBECT traz aos nossos leitores seis textos que tratam de Química, Matemática, Física, Engenharia e Biologia.
Os recursos verbais e não-verbais, utilizados por discentes do curso de química da UFMG em uma atividade de preparação para a docência, foram objetos do estudo do artigo “A expressividade do futuro professor de química: recursos verbais e não verbais”, de Tânia Afonso Chaves, Francisco Ângelo Coutinho e Eduardo Fleury Mortimer. A pesquisa de campo revela a expressividade, a variação melódica e a expressividade não-verbal presentes nas práticas pedagógicas dos discentes participantes do estudo.
No artigo ";Reflexões para a composição de uma metodologia para o Ensino de Física";, Gerson Kniphoff da Cruz e Sílvio Luiz Rutz da Silva travam um diálogo com o leitor, que leva a questionar a antiga didática restrita a apresentar dados e informações. Em seu lugar propõe-se incitar os alunos a se tornarem investigadores.
O artigo seguinte “Problema gerador de discussões: uma metodologia para o Ensino de Engenharia” de Vinícius Machado e Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro, apresenta a proposta para ensinar ciência e matemática nos cursos de engenharia por meio de Problemas Geradores de Discussões (PGD) a partir de situações contextualizadas levando os discentes a refletir sobre imbrincamentos sociais da ciência e da tecnologia, visando uma formação científica, tecnológica e humanista. Relata também uma experiência de aplicação do PGD Desperdício de Água na disciplina de Física em uma turma de alunos recém-ingressos do curso de Engenharia de Produção da UTFPR campus Ponta Grossa.
O uso de problemas práticos para introduzir conteúdos é apresentado por Ana Cristina Schirlo e Sani de Carvalho Rutz da Silva em ";O ensino da Geometria auxiliando a fabricação de embalagens";. As autores empregam o modelo de Van Hiele para basear as atividades propostas, que levam os alunos não só a estudar geometria, como a entender seu uso prático.
O trabalho ";A noção de equação e suas diferentes concepções: uma investigação baseada em aspectos históricos e epistemológicos";, de Alessandro Jacques Ribeiro, convida a uma reflexão sobre o significado das equações em diferentes contextos de uso. Abre interessantes perspectivas para professores trabalharem diferentes significados dessas representações com seus alunos.
Por fim o texto “Terrários no ensino de ecossistemas terrestres e teoria ecológica” de Rosane Terezinha Nascimento da Rosa relata uma experiência de construção de Terrários, recurso utilizado como forma de observação do meio ambiente e aprimoramento de conhecimentos relacionados à zoologia e à ecologia. A atividade foi desenvolvida por professoras de ciências da rede municipal de ensino de Santa Maria-RS com discentes da sexta série do ensino fundamental, por um período de trinta dias.
Ponta Grossa, abril de 2009 André Koscianski Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto SilveiraSumário
Artigos
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Tânia Afonso Chaves, Francisco Ângelo Coutinho, Eduardo Fleury Mortimer
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Gerson Kniphoff da Cruz, Sílvio Luiz Rutz da Silva
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Vinícius Machado, Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro
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Ana Cristina Schirlo, Sani de Carvalho Rutz da Silva
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Alessandro Jacques Ribeiro
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Rosane Teresinha Nascimento da Rosa
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