Terrários no ensino de ecossistemas terrestres e teoria ecológica
Resumo
Os terrários são apontados, em muitas sugestões
bibliográficas, para serem utilizados como "modelos de Ecossistemas
terrestres". Este artigo relata a experiência realizada com estudantes
de sexta série do ensino fundamental por suas professoras de Ciências,
no qual foram construídos Terrários e estes foram observados durante
trinta dias. O estudo permitiu detectar os princípios da Teoria
Ecológica que não são contemplados na montagem dos mesmos. Concluiu-se
que o Terrário não consegue reproduzir as condições do meio ambiente e
não se constitui como a metodologia mais adequada para a observação de
Ecossistemas terrestres.
bibliográficas, para serem utilizados como "modelos de Ecossistemas
terrestres". Este artigo relata a experiência realizada com estudantes
de sexta série do ensino fundamental por suas professoras de Ciências,
no qual foram construídos Terrários e estes foram observados durante
trinta dias. O estudo permitiu detectar os princípios da Teoria
Ecológica que não são contemplados na montagem dos mesmos. Concluiu-se
que o Terrário não consegue reproduzir as condições do meio ambiente e
não se constitui como a metodologia mais adequada para a observação de
Ecossistemas terrestres.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/S1982-873X2009000100006
Direitos autorais 2016 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.