Reflexões para a composição de uma metodologia para o Ensino de Física

Gerson Kniphoff da Cruz, Sílvio Luiz Rutz da Silva

Resumo


É cada vez mais claro que nossos alunos
procuram a universidade com o objetivo apenas de obtenção de um diploma
de curso superior. Assim sendo, estamos propondo neste trabalho uma
reflexão para que possamos desenvolver uma metodologia de ensino de
física que consiga modificar esse comportamento. Essa nova metodologia
deve ser fundamentada na metodologia científica e teria como principal
objetivo ensinar a questionar sobre o tema em estudo. São apresentados e
discutidos dois métodos de observação para serem utilizados com a
finalidade de inserir o aprendiz nessa nova metodologia. Também é
apresentado o resultado de uma entrevista investigativa com professores
do ensino médio. Como principais conclusões das atividades
desenvolvidas, podemos ressaltar a mudança de atitude dos aprendizes
frente aos conhecimentos a serem adquiridos e o ganho de dinâmica de
aprendizagem em sala de aula.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/S1982-873X2009000100002

Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr