v. 1, n. 3 (2008)

DOI: 10.3895/S1982-873X20080003

Este último número de 2008 da Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, vem apresentar aos nossos leitores seis artigos envolvendo diversas temáticas voltadas para a área de Ensino de Ciência e Tecnologia, como Ensino de Física, Ciência-Tecnologia-Sociedade, Ensino de Matemática, Educação Científica, Ensino de Matemática e Tecnologias da Informação e Ensino-aprendizagem de Ecologia. 

No artigo “Mapas conceituais como instrumento de avaliação em um curso introdutório de mecânica quântica”, os autores Marco Antonio Moreira, Sabrina Soares e Iramaia Cabral de Paulo, ilustram a potencialidade dos mapas conceituais como instrumentos fornecedores de evidências de aprendizagem significativa. Desta forma, são apresentados e comentados mapas conceituais elaborados cooperativamente por estudantes de Licenciatura em Física ao final de um curso introdutório de 15 horas-aula sobre conceitos básicos de Mecânica Quântica. Além disso, os autores abordam uma  discussão sobre o  uso de mapas conceituais com outras finalidades instrucionais.

“Repensando as dicotomias entre Tecnologia e Sociedade na Educação Tecnológica” de autoria de Edson Jacinski, Roberto M. Susin e Walter A. Bazzo tem o intuito de problematizar o dualismo existente nos cursos de Engenharia e Tecnologia em relação as questões sociais e a formação estritamente técnica. Nesse sentido, a partir de uma pesquisa bibliográfica, visa a apresentar elementos que possibilitem reflexões acerca de possíveis abordagens que permitam explorar as múltiplas relações entre a tecnociência e sociedade.

No artigo “A etnomatemática da roladeira mossoroense”, os autores  Francisca Vandilma Costa e John A. Fossa ilustram como a educação etnomatemática, consistindo em uma investigação antropológica de práticas sociais e um diálogo dessas práticas com a matemática acadêmica, pode ser um poderoso instrumento para o ensino da matemática. Desta forma, investigam um instrumento popular mossoroense, a roladeira, para o transporte d'água. Descrevem algumas das suas características fenomenológicas e matemáticas e ainda ressaltam como poderá ser usado na Educação Matemática, promovendo um “diálogo” entre a matemática acadêmica e a etnomatemática.

Em “A educação científica pelos artefatos tecnológicos” o autor Marcos Pires Leodoro, visando contribuir para uma abordagem mais crítica e reflexiva acerca da Ciência no Ensino de Física, apresenta uma proposta de educação científica que tem a “materialidade” da sociedade industrial como instrumento de abordagem da tecnociência.  Assim, ao se ter uma visão de mundo extensiva ao conjunto de toda a sociedade, intenciona com esse tratamento, promover o protagonismo dos alunos com respeito às relações entre Ciência e sociedade, bem como a compreensão da interdependência entre Ciência, Tecnologia e sistemas produtivos no contexto da vida contemporânea.

O artigo “Desenvolvimento de uma webquest no contexto de uma abordagem interdisciplinar” dos autores Márcia Cristina dos Santos Ribacionka, Mauro Sérgio Teixeira de Araújo e Rômulo Pereira Nascimento, tem como objetivos propor alternativas para o trabalho pedagógico na sala de informática, ampliando as possibilidades de sua utilização pelo professor de Matemática e a realização de uma atividade interdisciplinar. Desta forma, os autores apresentam  atividades baseadas no uso de algumas ferramentas da área de Tecnologia da Informação e Comunicação, com ênfase na WEBQUEST.  Segundo os autores, os resultados obtidos mostram que a proposta trouxe significativos avanços nas interações professor-aluno e aluno-aluno, proporcionando maior facilidade de aprendizagem aos alunos e sinalizando caminhos para que o professor de Matemática possa realizar atividades na sala de informática, tendo como ênfase uma abordagem interdisciplinar dos conteúdos.

 “Uma reflexão sobre o ensino aprendizagem de ecologia em aulas práticas e a construção de sociedades sustentáveis” de autoria de Gustavo da Fonseca e Ana Maria de Andrade Caldeira, tem por objetivo, efetuar um resgate histórico do conceito de Ecologia e ao mesmo tempo, apresentar uma reflexão sobre o ensino-aprendizagem de Ecologia utilizando-se do ambiente natural. Nesse sentido, reafirmam os autores sobre a importância do Ensino de Ecologia, com vistas a formação de indivíduos capazes de realizar a construção de uma sociedade sustentável.

Sani de Carvalho Rutz da Silva
Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro

Sumário

Artigos

Marco Antonio Moreira, Sabrina Soares, Iramaia Cabral de Paulo
PDF
Edson Jacinski, Roberto M. Susin, Walter A. Bazzo
PDF
John A. Fossa, Francisca Vandilma Costa
PDF
Marcos Pires Leodoro
PDF
Márcia Cristina dos Santos Ribacionka, Mauro Sérgio Teixeira de Araújo, Rômulo Pereira Nascimento
PDF
Gustavo da Fonseca, Ana Maria de Andrade Caldeira
PDF


ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr