Este último número de 2008 da Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, vem apresentar aos nossos leitores seis artigos envolvendo diversas temáticas voltadas para a área de Ensino de Ciência e Tecnologia, como Ensino de Física, Ciência-Tecnologia-Sociedade, Ensino de Matemática, Educação Científica, Ensino de Matemática e Tecnologias da Informação e Ensino-aprendizagem de Ecologia.
No artigo “Mapas conceituais como instrumento de avaliação em um curso introdutório de mecânica quântica”, os autores Marco Antonio Moreira, Sabrina Soares e Iramaia Cabral de Paulo, ilustram a potencialidade dos mapas conceituais como instrumentos fornecedores de evidências de aprendizagem significativa. Desta forma, são apresentados e comentados mapas conceituais elaborados cooperativamente por estudantes de Licenciatura em Física ao final de um curso introdutório de 15 horas-aula sobre conceitos básicos de Mecânica Quântica. Além disso, os autores abordam uma discussão sobre o uso de mapas conceituais com outras finalidades instrucionais.
“Repensando as dicotomias entre Tecnologia e Sociedade na Educação Tecnológica” de autoria de Edson Jacinski, Roberto M. Susin e Walter A. Bazzo tem o intuito de problematizar o dualismo existente nos cursos de Engenharia e Tecnologia em relação as questões sociais e a formação estritamente técnica. Nesse sentido, a partir de uma pesquisa bibliográfica, visa a apresentar elementos que possibilitem reflexões acerca de possíveis abordagens que permitam explorar as múltiplas relações entre a tecnociência e sociedade.
No artigo “A etnomatemática da roladeira mossoroense”, os autores Francisca Vandilma Costa e John A. Fossa ilustram como a educação etnomatemática, consistindo em uma investigação antropológica de práticas sociais e um diálogo dessas práticas com a matemática acadêmica, pode ser um poderoso instrumento para o ensino da matemática. Desta forma, investigam um instrumento popular mossoroense, a roladeira, para o transporte d'água. Descrevem algumas das suas características fenomenológicas e matemáticas e ainda ressaltam como poderá ser usado na Educação Matemática, promovendo um “diálogo” entre a matemática acadêmica e a etnomatemática.
Em “A educação científica pelos artefatos tecnológicos” o autor Marcos Pires Leodoro, visando contribuir para uma abordagem mais crítica e reflexiva acerca da Ciência no Ensino de Física, apresenta uma proposta de educação científica que tem a “materialidade” da sociedade industrial como instrumento de abordagem da tecnociência. Assim, ao se ter uma visão de mundo extensiva ao conjunto de toda a sociedade, intenciona com esse tratamento, promover o protagonismo dos alunos com respeito às relações entre Ciência e sociedade, bem como a compreensão da interdependência entre Ciência, Tecnologia e sistemas produtivos no contexto da vida contemporânea.
O artigo “Desenvolvimento de uma webquest no contexto de uma abordagem interdisciplinar” dos autores Márcia Cristina dos Santos Ribacionka, Mauro Sérgio Teixeira de Araújo e Rômulo Pereira Nascimento, tem como objetivos propor alternativas para o trabalho pedagógico na sala de informática, ampliando as possibilidades de sua utilização pelo professor de Matemática e a realização de uma atividade interdisciplinar. Desta forma, os autores apresentam atividades baseadas no uso de algumas ferramentas da área de Tecnologia da Informação e Comunicação, com ênfase na WEBQUEST. Segundo os autores, os resultados obtidos mostram que a proposta trouxe significativos avanços nas interações professor-aluno e aluno-aluno, proporcionando maior facilidade de aprendizagem aos alunos e sinalizando caminhos para que o professor de Matemática possa realizar atividades na sala de informática, tendo como ênfase uma abordagem interdisciplinar dos conteúdos.
“Uma reflexão sobre o ensino aprendizagem de ecologia em aulas práticas e a construção de sociedades sustentáveis” de autoria de Gustavo da Fonseca e Ana Maria de Andrade Caldeira, tem por objetivo, efetuar um resgate histórico do conceito de Ecologia e ao mesmo tempo, apresentar uma reflexão sobre o ensino-aprendizagem de Ecologia utilizando-se do ambiente natural. Nesse sentido, reafirmam os autores sobre a importância do Ensino de Ecologia, com vistas a formação de indivíduos capazes de realizar a construção de uma sociedade sustentável.
Sani de Carvalho Rutz da Silva
Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro
Sumário
Artigos
Marco Antonio Moreira, Sabrina Soares, Iramaia Cabral de Paulo
|
|
Edson Jacinski, Roberto M. Susin, Walter A. Bazzo
|
|
John A. Fossa, Francisca Vandilma Costa
|
|
Marcos Pires Leodoro
|
|
Márcia Cristina dos Santos Ribacionka, Mauro Sérgio Teixeira de Araújo, Rômulo Pereira Nascimento
|
|
Gustavo da Fonseca, Ana Maria de Andrade Caldeira
|
|