v. 7, n. 3 (2014)

DOI: 10.3895/S1982-873X20140003

É com muita satisfação que apresento o último número da RBECT do ano de 2014, o qual traz pesquisas inovadoras de ensino nas diversas áreas de ensino.

No primeiro artigo “ Análise da Produção Escrita em uma Prova de Matemática em Fases”, os autores André Luis Trevisan e Regina Luzia Corio de Buriasco abordam um estudo sobre a utilização de prova em fases, em uma turma do Ensino Médio como uma opção à forma de avaliação tradicional de matemática que, muitas vezes, serve apenas como instrumento de medida e de classificação para ser utilizada como orientação para o professor tomar de decisões em relação ao processo de ensino e, também para o aluno perceber as suas dificuldades,  visando a proporcionar uma aprendizagem mais efetiva.

Com o segundo artigo “Uma Proposta à Luz do Conhecimento Científico e Habilidade Didática necessária ao Professor para o Ensino de Geometria não Euclidiana”, os autores Wanderley Pivatto Brum e Elcio Schuhmacher trazem uma contribuição, atribuindo competências e habilidades necessárias ao professor para inserir o ensino da Geometria não Euclidiana no Ensino Médio.

No terceiro artigo “Ensinando e Aprendendo Geometria Plana Através de Vídeo Educativo: Algumas Sugestões de Atividades Didáticas para Aulas de Matemática no Ensino Médio”, também é possível ver uma preocupação com o processo ensino e a aprendizagem, em que o autor Marcos Pereira dos Santos traz a utilização de vídeos educativos como sugestão de atividade didática para os professores de matemática do Ensino Médio na abordagem de conteúdos de geometria plana a partir da exibição do filme “Nas malhas da geometria”, propondo o desenvolvimento de trabalhos pedagógicos interdisciplinares, visando a construção do pensamento geométrico.

Em “Educação estatística e parâmetros curriculares nacionais: algumas considerações” quarto artigo deste número, os autores Danieli Walichinski, Guataçara dos Santos Junior, Eliana Claudia Mayumi Ishikawa, em uma revisão bibliográfica que tem como fonte de pesquisa os próprios Parâmetros Curriculares Nacionais, bem como, algumas das produções mais relevantes da área de Educação Estatística, apresentam discussões acerca das orientações dadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais para os conteúdos de Estatística, Probabilidade e Combinatória, por entender que esse documento é a principal referência para o professor, a fim de se efetivar o conteúdo de Estatística nas aulas de Matemática.

As ações didáticas para o Ensino a distância é refletida no quinto artigo “O lugar da didática no ambiente virtual de aprendizagem” em que a autora Bianka Pires André fala da importância de coordenadores de disciplinas, professores e/ou tutores atuantes em ensino a distância repensarem as ações didáticas dentro de ambientes virtuais, visando um novo tipo de aluno e a dar a estes uma formação de qualidade.

O sexto artigo “Jogos de empresas aplicados à formação profissional para o setor portuário: O Caso do Jogo do TECON” dos autores Suellem Deodoro Silva, Pitias Teodoro, Márcio de Almeida D'Agosto propõem a utilização do Jogo do TECON para apoiar o processo de formação profissional para o setor portuário.

No sétimo artigo “Cavernas e o desenvolvimento de práticas no estudo de ciências: um estudo com alunos do sexto ano escolar” os autores Marconi Souza Silva, Rodrigo Lopes Ferreira e Roberta Correa Damasceno trazem a prática do espeleoturismo consciente e características da fauna de cavernas como estratégia didática para promover a educação ambiental junto aos alunos da educação básica e, também avaliam a capacidade informativa de uma cartilha ilustrada.

Com um estudo bibliográfico Fabiana Pauletti, Marcelo Prado Amaral Rosa e Francisco Catelli no oitavo artigo “A importância da utilização de estratégias de ensino envolvendo os três níveis de representação da Química” propõem responder a seguinte questão: quais estratégias podem contribuir para coexistir os três níveis de representação  (nível macroscópico, simbólico e microscópico) no ensino de Química? Devido a importância de o ensino abordar fenômenos químicos de forma concomitante entre os níveis de representação (nível macroscópico, simbólico e microscópico), pois entendem que isso poderá aproximar o conhecimento químico com o contexto do discente. Para tanto, os autores apresentam duas estratégias de ensino que abrigam esses níveis de representação: 1) aulas experimentais e 2) softwares computacionais.

No nono artigo “Perfil tecnológico de acadêmicos de cursos de licenciatura das ciências da natureza” os autores Silvio Luiz Rutz da Silva, Patrícia Sattin Garrouba Biégas, Jéssica da Silva Gaudêncio, Daniela Mayer Antunes, Alan Vaz Mainardes e Leticia Polli Glugoski,  realizaram um estudo com 120 estudantes dos cursos de licenciatura em biologia, geografia, química e física da Universidade Estadual de Ponta Grossa para saber como eles utilizam os equipamentos tecnológicos que atualmente fazem parte do cotidiano da maioria das pessoas (celulares, computadores de mesa, computadores portáteis e tablets.). Com isto pretenderam obter o perfil tecnológico destes acadêmicos. Como parte dos resultados evidencia-se que os futuros professores têm acesso amplo aos recursos tecnológicos, mas que não fazem uso em suas atividades de aprendizagem indicando, de maneira indireta, que o potencial das TICs no processo de ensino aprendizagem não tem sido explorado nos cursos de licenciatura.

No último artigo deste número “Engenharia Didática para o Teorema da Função Implícita: análises preliminares e a priori” o autor Francisco Regis Vieira Alves traz a proposta de se utilizar a engenharia didática como metodologia que venha auxiliar na prática pedagógica do docente com apoio da tecnologia, explorando adequadamente softwares para proporcionar um entendimento conceitual amplo inerente ao TFI.

Todos os artigos deste número trazem pesquisas de diferentes realidades e perspectivas. Desejo a todos uma boa leitura!

Profa. Dra. Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira

Sumário

Artigos

André Luis Trevisan, Regina Luzia Corio de Buriasco
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Wanderley Pivatto Brum, Elcio Schuhmacher
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Marcos Pereira dos Santos
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Danieli Walichinski, Guataçara dos Santos Junior, Eliana Claudia Mayumi Ishikawa
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Bianka Pires André
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Suellem Deodoro Silva, Pitias Teodoro, Márcio de Almeida D'Agosto
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Marconi Souza Silva, Rodrigo Lopes Ferreira, Roberta Correa Damasceno
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Fabiana Pauletti, Marcelo Prado Amaral Rosa, Francisco Catelli
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Silvio Luiz Rutz da Silva, Patrícia Sattin Garrouba Biégas, Jéssica da Silva Gaudêncio, Daniela Mayer Antunes, Alan Vaz Mainardes, Leticia Polli Glugoski
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Francisco Regis Vieira Alves
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