A importância da utilização de estratégias de ensino envolvendo os três níveis de representação da Química

Fabiana Pauletti, Marcelo Prado Amaral Rosa, Francisco Catelli

Resumo


Este trabalho é decorrente de um estudo bibliográfico e visa contextualizar a importância do ensino de Química explorar todos os níveis de representação do conhecimento químico: macroscópico, microscópico e simbólico. A Química é uma ciência abstrata e para expressar conceitos apropria-se de inúmeras formas de representação, mediante os níveis de representação supracitados. A questão que guia nosso trabalho é: quais estratégias podem contribuir para coexistir os três níveis de representação no ensino de Química? Apresentamos duas estratégias de ensino que abrigam esses níveis de representação, tendo em vista a importância de o ensino abordar fenômenos químicos de forma concomitante entre os níveis de representação. As estratégias selecionadas são: i) aulas experimentais; ii) softwares computacionais.


Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/S1982-873X2014000300008

Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr