Cavernas e o desenvolvimento de práticas no estudo de ciências: um estudo com alunos do sexto ano escolar
Resumo
O objetivo do presente trabalho foi de promover uma conscientização ambiental junto a alunos da educação básica sobre a importância da prática de espeleoturismo consciente e características da fauna de cavernas, e em contrapartida, avaliar a capacidade informativa de uma cartilha ilustrada. Através do uso de questionários percebeu-se que apesar dos alunos residirem em uma região com muitas cavernas, a escola não utiliza visitas a cavernas como uma prática pedagógica. A ausência de práticas pedagógicas e experiências informais podem justificar o pouco conhecimento que os alunos têm sobre as cavernas. Após a aplicação de cartilha ilustrada, novas percepções sobre o ambiente de cavernas foram construídas. A cartilha mostrou ser um importante instrumento de mudança de percepção, para o publico alvo em questão. Assim, a mesma é recomendada como ferramenta de promoção de mudança de percepção sobre temas no ensino de ciências e Educação ambiental.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/S1982-873X2014000300007
Direitos autorais 2016 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.