Experimentação em física apoiada por objetos de aprendizagem
Ivanderson Pereira da Silva, Luis Paulo Leopoldo Mercado
Resumo
Este estudo teve por objetivo sistematizar experiências de experimentação em Física apoiadas em objetos de aprendizagem. Trata-se de um ensaio qualitativo, de natureza bibliográfica, fundamentado nos pressupostos da revisão sistemática de literatura. A partir desse referencial metodológico foi possível constatar que os recursos virtuais disponíveis na atualidade apresentam ricas potencialidades para apoiar a experimentação em Física. Por meio da experimentação em Física apoiada em objetos de aprendizagem é possível desenvolver relevantes propostas demonstrativas, comprobatórias ou investigativas. Tais propostas podem contribuir tanto para o uso em contextos de ensino e aprendizagem presenciais quanto em contextos híbridos ou online. Do mesmo modo, é possível explorar esses recursos tanto na Educação Básica, quanto no Ensino Superior, seja para o ensino ou para a pesquisa. Há de se ponderar, porquanto, que a exploração dos experimentos virtuais precisa ser muito bem acompanhada e problematizada para que a visualização da simulação não seja apreendida pelos sujeitos como uma reprodução do fenômeno, tal como se apresenta na natureza. Assim, a experimentação apoiada por objetos de aprendizagem abre múltiplas possibilidades para o trabalho pedagógico em Física; para a criação de mais e melhores práticas pedagógicas e, consequentemente, para novas formas de ensinar e aprender na contemporaneidade.
Palavras-chave
: Experimentos virtuais; Objetos de aprendizagem; Ensino de física
Texto completo:
PDFA
HTML
DOI:
10.3895/actio.v4n2.9265
Apontamentos
Direitos autorais 2019 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923