Objetivos de utilização da experimentação presentes em produções acadêmico-científicas publicadas nos anais de um evento da área de ensino de ciências

Letícia do Prado, Fernanda Sauzem Wesendonk

Resumo


Neste artigo apresentamos uma caracterização da produção acadêmico-científica recente vinculada ao Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) sobre experimentação, em termos dos objetivos associados pelos autores das produções à utilização desse recurso didático. Centramos nossa análise nas cinco últimas edições desse evento (2009, 2011, 2013, 2015 e 2017), nas quais foram identificados 113 trabalhos publicados sobre essa temática. Como decorrência da leitura e da interpretação das informações coletadas nessas produções, elaboramos 06 categorias de análise a posteriori. Por fim, foi possível afirmar que um número significativo de trabalhos se relaciona com diferentes categorias estabelecidas, o que evidencia uma diversidade de objetivos associados à utilização da experimentação. Por outro lado, destaca-se o fato da maior parte dos trabalhos analisados apresentar argumentos que defendem o uso da experimentação por entender que esse recurso didático tem potencial de motivar e/ou efetivar a aprendizagem dos alunos sobre determinado elemento do campo conceitual em estudo.


Palavras-chave


Experimentação; Produções acadêmico-científicas; Ensino de Ciências; Encontro Nacional de Pesquisa em Educação e Ciẽncias; ENPEC

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DOI: 10.3895/actio.v4n2.9236

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