Em busca de uma teleologia para a educação científica CTS: da consolidação do campo às unidades de ensino

Loryne Viana Oliveira

Resumo


No presente ensaio pretendemos apresentar a consolidação dos Estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade (ECTS) como campo de estudos, articulando tal compreensão às origens da interface entre educação e CTS para, finalmente, relacionar elementos concernentes aos objetivos, conteúdos, estrutura e organização curricular de unidades de ensino CTS. Para alcançar tal objetivo foi realizado um estudo de natureza bibliográfica, no qual nos ancoramos, principalmente, em uma reconstrução histórico-analítica elaborada a partir de Aikenhead (2005, 2003, 1994), Auler (2011), Millar (1996), Santos (2007), Strieder e Kawamura (2017, 2010, 2009) e Waks (1989a, 1989b). Foi possível arrolar os desdobramentos históricos em proveito da compreensão acerca da orientação político-pedagógica decorrente dos ECTS, delimitando, a partir da pesquisa empírica e sem a pretensão de normatizar, as sistematizações oferecidas pela literatura norte-americana para unidades CTS que subsidiaram a entrada desta discussão em âmbito nacional.

Palavras-chave


Educação Científica CTS; Unidades de Ensino CTS; Ensino de Ciências

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DOI: 10.3895/actio.v4n2.9034

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