Ideias base do conceito de função mobilizadas por estudantes do ensino fundamental e ensino médio

Fabricia Bernardino, Wellington Fernando Delvechio Gama Garcia, Veridiana Rezende

Resumo


De acordo com documentos curriculares, o conceito de função deve ser estudado oficialmente no 8º e no 9º ano do Ensino Fundamental, e aprofundado no Ensino Médio. No entanto, desde os anos iniciais é possível introduzir ideias base – variável, correspondência, dependência, regularidade e generalização – desse conceito, para que no decorrer do processo escolar o conceito de função possa ser desenvolvido pelos estudantes. Sendo assim, realizamos esta pesquisa com o objetivo de analisar as ideias base sobre função mobilizadas por estudantes do 9º do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio, mediante a resolução de tarefas matemáticas sobre função afim. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas, que foram gravadas em áudio e que contou com tarefas matemáticas previamente elaboradas para os estudantes resolverem. As análises mostram que os estudantes mobilizam parcialmente as ideias base de função, e que as maiores dificuldades ocorrem em relação à noção de generalização. Além disso, os alunos manifestaram dificuldades em reconhecer uma função nas representações gráficas e linguagem natural.


Palavras-chave


Ensino de Matemática; Educação Básica; Função afim.

Texto completo:

PDFA HTML


DOI: 10.3895/actio.v4n2.8758

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2019 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

A ACTIO adota licenciamento  Creative Commons do tipo CC-BY 4.0

Redes Sociais:

facebook                             


                   


ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr