Diferentes encaminhamentos para um mesmo tema em atividades de modelagem matemática

Elida Maiara Velozo de Castro, Michele Regiane Dias Veronez

Resumo


 

Pesquisas sobre Modelagem Matemática na Educação Matemática têm apresentado contribuições relevantes para o ensino da matemática e também provocado reflexões acerca da utilização da Modelagem para compreender situações do cotidiano ou do interesse dos alunos. No presente estudo temos como objetivo discutir como diferentes atividades de modelagem matemática podem surgir de um mesmo tema de interesse. Assim, apresentamos os encaminhamentos adotados por dois grupos de alunos, do 8o ano do Ensino Fundamental, destacando a dinâmica proporcionada por atividades de modelagem matemática no contexto das aulas de matemática. Este trabalho segue orientações da abordagem qualitativa uma vez que considera observações em sala de aula, transcrições das gravações em áudio, registros escritos e demais produções dos alunos. Os resultados apontam que, em um ambiente de Modelagem Matemática, uma mesma temática, estudada por grupos distintos, embora possa apresentar alguns aspectos tratados de maneira semelhantes, se diferencia em vários outros aspectos, como, por exemplo, os conceitos matemáticos utilizados no desenvolvimento de cada atividade, trazendo à tona diferentes conhecimentos matemáticos e não matemáticos dos alunos.


Palavras-chave


Atividades de modelagem matemática; Fases da Modelagem Matemática; Encaminhamentos.

Texto completo:

PDFA HTML


DOI: 10.3895/actio.v3n3.7782

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr