ACTIO, Curitiba, v. 3, n. 3, p. 471-488, set./dez. 2018.
Fundamental, denominadas 8
o
A e 8
o
B, de uma escola da rede pública de ensino,
em uma comunidade rural, em que a primeira autora era também professora da
disciplina de Matemática nas turmas referidas. Nessas atividades a escolha do
tema ficou a critério dos alunos a partir do convite da professora aos grupos,
solicitando que escolhessem um tema de seu interesse ou que apresentassem
alguma relação com sua realidade. Assim, cada grupo teve a oportunidade de optar
por um assunto de seu interesse, ou seja, cada grupo trabalhou com um tema
diferente do outro. Na turma A, por exemplo, os temas escolhidos foram: música,
milho, futebol, feijão, dinossauros, planetas do sistema solar e fumicultura.
Enquanto que na turma b, os alunos definiram como tema de estudo WhatsApp,
maracujá, motos, erva-mate e fumicultura.
Neste estudo, apresentamos algumas reflexões sobre o tema fumicultura, ou
seja, cultivo de tabaco/fumo, pelo fato de que ambos os grupos de alunos, um da
turma A e outro da turma B, optarem pelo mesmo tema. Essa escolha em comum
instigou nosso interesse por discutir acerca dos diferentes encaminhamentos
assumidos pelos alunos ao desenvolverem atividades de modelagem matemática
distintas, a partir do mesmo tema.
Tendo esse objetivo, organizamos os dados coletados de modo a facilitar a
compreensão e argumentação que aqui apresentamos. Essa organização nos
auxiliou na análise dos registros dos alunos, das transcrições dos áudios e do
recorte dessas transcrições trazidos em forma de Episódios. Tais Episódios
retratam os diálogos, do grupo A, constituído por três meninos aos quais
trataremos como A1, A2 e A3 e do grupo B, formadas por três meninas, nominadas
B1, B2 e B3. Todos esses alunos têm idade entre 13 e 14 anos.
A pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa (COMEP) da
Unicentro, por meio da Plataforma Brasil, que apresenta o CAAE
(47576815.5.0000.0106) e cujo parecer de aprovação (número1.213.285) foi
gerado em 03 de setembro de 2015.
DIFERENTES ENCAMINHAMENTOS PARA UM MESMO TEMA EM MODELAGEM
MATEMÁTICA
A justificativa para a escolha do tema fumicultura, de ambos os grupos, foi
amparado no fato de que os pais, da maioria dos alunos desses grupos,
trabalhavam no cultivo de tabaco. Sendo membros de famílias de fumicultores, a
maioria das informações coletadas pelos alunos foi obtida com os pais e/ou com
representantes de indústria fumageira.
A opção por um tema próximo da realidade dos alunos se aproxima da
assertiva de D’Ambrósio (2016, p.2), ao enfatizar que “a ação resulta de estratégias
motivadas pela necessidade e/ou desejo que tem cada indivíduo de explicar,
conhecer, entender, lidar, manejar, conviver com a realidade, e obviamente resulta
da informação que o indivíduo dela recebeu”. Fato que também se evidencia
nesses relatos dos alunos: “nós achamos que fosse ser fácil”, “porque sei sobre o
tema” e “porque tem muita matemática”.
No grupo A, partindo da situação inicial “processos de produção de fardos de
fumo”, a fase inteiração consistiu em obter informações a partir de entrevistas
com familiares, de pesquisa de campo. Os dados coletados se relacionaram a