Atividade sobre sistemas de numeração baseada em informações históricas: uma proposta de ensino para os anos iniciais do ensino fundamental

Eliane Siviero da Silva, Lucieli Maria Trivizoli

Resumo


O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá – UEM, finalizada no ano de 2017. O trabalho teve como objetivo investigar as potencialidades da História da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir da aplicação de uma atividade sobre sistemas de numeração. Foi realizada uma atividade com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada no município de Moreira Sales – Paraná, envolvendo propriedades dos sistemas de numeração maia, chinês e o indo-arábico. Por meio dessa implementação buscamos identificar as potencialidades pedagógicas da História da Matemática descritas por Antonio Miguel e Maria Ângela Miorim no livro “História na Educação Matemática: propostas e desafios” (2011) que se evidenciaram na realização da atividade. Para isso, foram criadas três categorias de análise relacionadas ao potencial do material trabalhado para o professor, para o aluno e para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Algumas das potencialidades identificadas na proposta realizada foram: a abordagem histórica como fonte de seleção de sequências e métodos adequados de ensino para diferentes tópicos da Matemática escolar; a abordagem histórica também se mostrou fonte de busca, compreensão e de significação para o ensino e aprendizagem da Matemática escolar na atualidade. A atividade elaborada se mostrou um material pedagógico com potencial para o trabalho com os sistemas de numeração, uma vez que possibilitou aos alunos tralharem com as características de cada um dos sistemas de numeração, comparando as semelhanças e diferenças entre eles, tudo isso com o apoio do material manipulável que tornou a atividade mais lúdica aos estudantes, dessa forma, o uso das informações históricas se apresentou como uma sequência adequada de ensino para este tópico matemático.

Palavras-chave


História na Educação Matemática; Sistema de numeração; Anos Iniciais.

Texto completo:

PDFA HTML


DOI: 10.3895/actio.v3n3.7704

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr