ACTIO, Curitiba, v. 3, n. 3, p. 336- 357, set./dez. 2018.
na realização da atividade. Para isso, foram criadas três categorias de análises
relacionadas ao potencial do material aplicado em sala de aula para o professor,
para o aluno e para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática.
Acreditamos que por meio dessa atividade foram atingidas potencialidades da
História da Matemática tais como, a história como fonte de seleção de métodos
adequados de ensino para diferentes tópicos da Matemática escolar, sendo que o
sistema maia e o chinês constituíram-se métodos adequados para trabalhar as
características do nosso sistema de numeração indo-arábico. Também auxiliou o
professor a identificar as dificuldades de compreensão destas características e
possibilitou aos alunos perceberem a Matemática como uma criação humana e a
desenvolverem um pensamento crítico.
Nas seções seguintes, apresentamos aspectos teóricos e metodológicos
relacionados a elaboração e desenvolvimento da atividade e as potencialidades
que foram investigadas no trabalho (SILVA,2017).
HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Atualmente diversos estudiosos vêm se dedicando a construir argumentos e a
propor ações sobre a utilização da História da Matemática no ensino de
Matemática, dentre eles Mendes (2009), Miguel (1997), Miguel e Miorim (2002),
Miguel e Miorim (2011), Miguel et al (2009).
Segundo Miguel e Miorim (2011) as preocupações em torno das questões
históricas relativas ao ensino e a aprendizagem da Matemática, ganharam força na
década de 80, no plano internacional, por meio da criação do
InternationalStudyGroupontheRelationsbetweentheHistoryandPegagogyofMathe
matics (HPM), grupo filiado à Comissão Internacional de Ensino de Matemática
(ICMI). No Brasil foi em 1999 que o movimento em torno da História da
Matemática se intensificou visivelmente, especialmente a partir da criação da
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) no III Seminário Nacional
de História da Matemática, ocorrido na cidade de Vitória (ES).
Segundo esses autores podemos distinguir diferentes campos de pesquisas
autônomos que constituem a própria História da Matemática, em suas palavras
[...] o movimento em torno da História da Matemática já é tão amplo e
diversificado que poderíamos acusar a constituição, em seu interior, de vários
campos de pesquisa autônomos, que, no entanto, mantêm, em comum, a
preocupação de natureza histórica incidindo em uma das múltiplas relações
que poderiam ser estabelecidas entre a História, a Matemática, a Educação.
Dentre tais campos de investigação, três deles se destacam: o da História da
Matemática propriamente dito, o da História da Educação Matemática e o da
História na Educação Matemática (MIGUEL; MIORIM, 2011, p. 11).
Nosso trabalho se insere neste último campo, o da História na Educação
Matemática, que inclui todos os estudos que tomam como objeto de investigação
“os problemas relativos às inserções efetivas da história na formação inicial ou
continuada de professores de Matemática; na formação matemática de
estudantes de quaisquer níveis” (MIGUEL; MIORIM, 2011, p. 11), no nosso caso,
nos AnosIniciais do Ensino Fundamental. Além desses também são considerados
os estudos “em livros de Matemática destinados ao ensino em qualquer nível e