Modelagem matemática na educação básica: a primeira experiência vivenciada

Derli Kaczmarek, Dionísio Burak

Resumo


Este trabalho tem como objetivo analisar as interações realizadas entre aluno-aluno e aluno-professor no decorrer do desenvolvimento de uma atividade de Modelagem, fazendo alguns apontamentos no que se refere à primeira experiência da professora com esse tipo de atividade. As atividades que compõem este artigo foram desenvolvidas com estudantes do nono ano de Ensino Fundamental e fazem parte da dissertação de mestrado da autora.  Foram utilizados os referenciais de Burak para a condução das atividades com Modelagem e de Vygotsky para a realização das análises. A pesquisa, de natureza qualitativa, analisa as ações e interações vividas entre todos os sujeitos (estudantes e professora) em atividades desenvolvidas com o uso dessa metodologia. Os resultados apontam que a Modelagem Matemática reforça a criação de vínculos sociais, pois enfoca o desenvolvimento individual no aspecto dinâmico e dialógico, bem como favorece a ocorrência da zona de desenvolvimento proximal, evidenciando os postulados de Vygotsky.

Palavras-chave


Educação Matemática; Modelagem Matemática; Ensino Fundamental; Educação Básica; Vygotsky.

Texto completo:

PDFA HTML


DOI: 10.3895/actio.v3n3.7693

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr