O contrato didático e as expectativas do professor e alunos frente ao conteúdo figuras planas

Maria Janiely de Siqueira Gomes, Marcus Bessa de Menezes, Fernando Emílio Leite de Almeida

Resumo


Fruto de uma dissertação com o mesmo assunto, este artigo tem por objetivo analisar as expectativas de professor e alunos frente a um novo saber, nesse caso, figuras planas. Para isso utilizamos a noção de Contrato Didático, estudado e teorizado inicialmente por Guy Brousseau e desenvolvido posteriormente por colaboradores. Com esse foco procuramos identificar marcas de contratos didáticos anteriores a essa relação. Inicialmente, entrevistamos uma professora da rede pública de ensino na cidade de Pesqueira, interior de Pernambuco, juntamente com seis alunos de uma classe de 6º ano, que possui ao todo 40 estudantes. Essa etapa escolar foi selecionada por ser, geralmente, caracterizada por um intenso desenvolvimento e pela ruptura com a estrutura que os alunos estavam habituados nos anos anteriores. Em seguida, foram observadas as aulas referentes ao conteúdo figuras planas. Uma nova etapa de entrevistas foi realizada após a observação dessas aulas, com os mesmos sujeitos das primeiras entrevistas. Optou-se por utilizar a entrevista semiestruturada, uma vez que esta permite a ampliação de questionamentos no seu decorrer. Desse modo, foi utilizado um roteiro composto por questões abertas. Analisamos os dados a partir das falas nas entrevistas, buscando perceber se as expectativas dos sujeitos foram atendidas. Os resultados apontam que a professora, na relação, mudou o jogo didático rotineiro estabelecido nessa turma de acordo com o relato dos alunos. Os dados também apontam que os alunos expressaram expectativas positivas em relação ao saber em jogo e como essas expectativas influenciam na relação entre professor e alunos e, consequentemente, no processo de ensino-aprendizagem, observando como se deu o contrato didático nesse contexto, além de encontrarmos possíveis marcas de outros contratos didáticos nessa relação.


Palavras-chave


Contrato didático; Expectativas; Professor; Alunos; saber

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DOI: 10.3895/actio.v4n2.7670

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