Mapeamento das dissertações que versam sobre o uso de tecnologias educacionais no ensino de física

Marcelo Souza Motta, Marco Aurélio Kalinke, Luciane Ferreira Mocrosky

Resumo


Este artigo apresenta um mapeamento das dissertações que relacionam o uso de tecnologias educacionais com o ensino de Física. Com base nesse interesse, o foco foi dado a pesquisas realizadas no Programa de mestrado profissional em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no período de 2013 a primeiro semestre de 2018. O procedimento metodológico adotado possui como característica uma investigação documental, na perspectiva de um trabalho inventariante. Para sua realização, utilizamos como procedimento a técnica de mapeamento proposta por Fiorentini (2002). Inicialmente foram identificados 77 trabalhos no repositório institucional e na página do programa, depois foram selecionadas 11 dissertações que atendiam aos interesses da pesquisa. Após o processo de categorização, realizamos o fichamento dos resumos dos trabalhos e, em alguns casos, os textos foram lidos integralmente. As pesquisas foram organizadas em três focos e seis subfocos temáticos, que apresentam as principais contribuições dos estudos para o ensino de Física. Os resultados indicam a relevância das pesquisas e dos produtos educacionais desenvolvidos, mas também apontam a necessidade de uma maior diversificação nas temáticas que envolvem tecnologias educacionais no ensino de Física.

Palavras-chave


Ensino de Física; Tecnologias Educacionais; Mapeamento de pesquisas

Texto completo:

PDFA HTML


DOI: 10.3895/actio.v3n3.7591

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr