ACTIO, Curitiba, v. 3, n. 2, p. 65-85, mai./ago. 2018.
A primeira pesquisa deste grupo é de Oliveira (2014) e teve como proposta
apresentar o software de videoanálise Tracker, destacando suas contribuições ao
ensino de Física. As fundamentações teóricas estão centradas, na experimentação
do ensino de Física, laboratório didático e no uso de tecnologias da informação e
comunicação na educação. O trabalho não apresenta uma abordagem
metodológica definida, mas inferimos que a pesquisa é qualitativa com a utilização
de sequências didáticas e ferramentas de gravação e edição de vídeo.
Como limitações, o autor destaca a dificuldade apresentada pelos estudantes
em ler, escrever, interpretar e realizar os cálculos propostos nas atividades. A
instituição pesquisada não possui funcionários que sejam responsáveis pelas
atividades desenvolvidas no laboratório de informática, o que atrasou o
andamento da investigação, além de vários computadores não estarem
funcionando adequadamente.
A pesquisa apontou que a utilização da ferramenta de videoanálise Tracker
proporciona uma aula diferenciada e motivadora, pois os alunos são estimulados
a repensar no uso inclusivo, crítico e consciente dos recursos tecnológicos no
ensino de Física. O trabalho apresenta, como produto final da dissertação, um
manual explicativo de utilização das ferramentas de videoanálise Tracker.
O trabalho de Meuci (2014) objetivou verificar se a utilização do software
Tracker, aplicado ao estudo das leis de conservação mecânica, possibilita uma
Aprendizagem Significativa para os alunos do Ensino Médio. O aporte teórico de
seu estudo foi a Aprendizagem Significativa e a Teoria de Assimilação de Ausubel.
A metodologia apresenta característica de um estudo qualitativo e está organizada
em duas etapas. A primeira foi denominada de “Atividade zero” e teve como
objetivo verificar se os alunos do segundo ano do Ensino Médio conseguiriam
interagir com o software Tracker. A segunda etapa apresenta um compêndio de
tarefas que buscavam tornar significativas, por meio do uso de tecnologias digitais,
as leis de conservação mecânica.
O autor pontua que uma das dificuldades apresentadas durante a pesquisa se
deu ao perceber que a maior parte dos estudantes nunca utilizaram planilhas
eletrônicas, além disso, muitos alunos não sabiam salvar arquivos e não possuíam
endereço de e-mail. Superadas as dificuldades iniciais, os resultados apontam que
o uso do software de videoanálise Tracker, no ensino das leis de conservação
mecânica, possibilitou a superação de desafios epistemológicos e promoveu uma
aprendizagem significativa. A dissertação não apresenta, de forma evidente, o
produto educacional desenvolvido, mas consideramos que o tutorial resumido
sobre o uso do software Tracker, apresentado nos apêndices do trabalho, possa
ser considerado como uma contribuição para a prática docente.
A terceira pesquisa foi realizada por Matsunaga (2015) e investigou as
contribuições do software Tracker quando integrado aos experimentos dos
laboratórios de Física. O trabalho foi fundamentado nas teorias de aprendizagem
de Ausubel, Rogers, Moreira, Pozo e Crespo. A metodologia é quantitativa e utiliza,
para a análise dos dados, o método de Ranking Médio (RM). O estudo foi realizado
com alunos e professores do Ensino Médio de uma instituição privada.
Matsunaga (2015) pontua que durante o processo investigativo percebeu que
muitos estudantes não tinham habilidades em realizar transferências de arquivos,
por meio dos aparelhos celulares, o que necessitou de uma readequação do