Autoria de professores em blogs: potencialidades para a reflexão e ressignificação da prática docente de professores de ciências

Acta Maiara Evangelista Maciel, Adriane Lizbehd Halmann

Resumo


A autoria na web contemporânea tem sido descrita como potencial para a construção de diferentes escritas e leituras de mundo, o que foi aproveitado por alguns professores de Ciências que mantêm blogs sobre suas práticas docentes. Sabe-se que a autoria está intimamente ligada à reflexão e construção de novos significados para as práticas, mas de que maneira isso ocorre entre professores de Ciências autores de blogs? Para investigar este fenômeno foi traçada uma pesquisa de mestrado com o seguinte objetivo: compreender como a autoria de professores em blogs pode desencadear processos de reflexão e ressignificação da prática docente. Esta é uma pesquisa qualitativa, netnográfica, que foi realizada com a inserção das pesquisadoras no lócus do fenômeno investigado: a blogosfera. Foi possível observar os processos autorais dos professores nos blogs analisados, o que foi complementado por entrevistas semiestruturadas online. Um dos aspectos analisados foi em relação ao processo de construção autoral dos conteúdos postados nos blogs, o que demonstrou ser motivado por inquietações do cotidiano e também para a divulgação científica. Outro aspecto apontado pelos docentes em seus relatos foi de que os blogs funcionam como espaços com grandes potencialidades para a reflexão e ressignificação da prática docente. Por fim, foi analisado o processo de escrita colaborativa, sendo que os achados da pesquisa demonstram que este processo autoral e reflexivo nos blogs é importante para a formação continuada de professores, autores e blogueiros. Conclui-se, assim, que a web pode fomentar a colaboração, com textos multiautorais, que interagem a partir de diferentes tempos e espaços e que, por sua vez, repercutem nas formações e práticas docentes cotidianas.


Palavras-chave


Autoria. Blogs. Reflexão. Ressignificação da prática. Formação de professores de ciências.

Texto completo:

PDFA HTML


DOI: 10.3895/actio.v3n3.7299

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr