A mobilização de saberes a partir do uso de diferentes materiais didáticos no contexto do PIBID
Franciellen Rodrigues da Silva Costa, Sérgio Camargo, Camila Silveira da Silva
Resumo
O presente artigo faz parte de uma dissertação que teve por objetivo investigar quais possíveis contribuições são percebidas por futuros professores de Química acerca de um estudo dirigido com diferentes materiais didáticos no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID). O desenvolvimento da pesquisa ocorreu em 2014, onde foram acompanhadas as atividades realizadas pelos bolsistas nas reuniões internas e atividades nas escolas parceiras ao projeto, os quais utilizaram de diversos materiais com potencialidades didáticas para o Ensino de Química. A pesquisa caracterizou-se como qualitativa e sua coleta de dados envolveu a transcrição dos áudios das entrevistas com oito sujeitos do grupo. Os dados foram analisados com base na Metodologia de Análise de Conteúdo, possibilitando identificar contribuições no processo formativo dos futuros professores a partir do uso de diferentes materiais didáticos. Os resultados apontaram para mobilização de saberes, os quais incluem saber preparar e dirigir atividades na medida em que o conhecimento da diversidade de recursos e fundamentação teórica corrobora para inserção dos materiais as práticas de ensino. O outro saber evidenciado na pesquisa trata-se do saber selecionar os materiais didáticos, onde o professor precisa estar atento aos critérios e recomendações para inserir os materiais em um planejamento coerente com os objetivos de ensino.
Palavras-chave
Material Didático; Formação de Professores; Ensino de Química.
Texto completo:
PDFA
HTML
DOI:
10.3895/actio.v3n1.6864
Apontamentos
Direitos autorais 2018 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923