Analisando a temática experimentação no ensino de química no conteúdo de eletroquímica dos livros didáticos aprovados no PNLD 2015

Mateus Guimarães Carneiro, Matheus Junior Baldaquim, Luana Pires Vida Leal

Resumo


O seguinte trabalho teve como objetivo verificar e categorizar as atividades experimentais contidas nas seções do conteúdo de pilhas e baterias nos Livros Didáticos de Química aprovados no PNLD 2015. Adotamos o referencial teórico da análise de conteúdo de Bardin (2011) para uma melhor elucidação dos dados. As análises prosseguiram de forma que em três livros foram encontrados experimentos sobre pilhas e baterias em uma visão ilustrativa/descritiva e no quarto livro foi encontrado uma forma de análise da composição de uma pilha, sendo classificada como experimentação investigativa. Com isso pudemos notar que a maior parte dos livros de química no PNLD aborda os conteúdos experimentais de pilhas e baterias de forma empírico-indutiva, com apenas um livro trazendo um tipo de abordagem investigativa

Palavras-chave


Livro didático; Ensino de Química; Experimentação

Texto completo:

PDFA HTML


DOI: 10.3895/actio.v3n1.6846

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr