Ensino do modelo atômico de Bohr, quimioluminescência e luminol: análise dos livros didáticos de Campo Mourão com base nas diretrizes curriculares da educação básica de química do Paraná

Adil de Souza Oliveira Junior, Maria Vitória de Oliveira Rodrigues, Lorena Gabriela da Silva Ovídio Pereira, Bruna Adriane Fary

Resumo


O artigo sugere a contextualização do ensino do postulado de Bohr com o cotidiano social, usando o conceito de quimioluminescência a partir da química forense, com o objetivo de instigar o interesse e o senso crítico do aluno, mostrando uma aplicação prática da reação química do luminol. O estudo se realizou por meio da leitura e análise de três livros didáticos de química do primeiro ano do ensino médio, utilizados no Município de Campo Mourão, comparando-os com as Diretrizes Curriculares da Educação Básica de Química do Estado do Paraná (DCE). Foram analisados os livros Química Cidadã de Wildson Santos e Gerson Mól, Química de Ricardo Feltre e Química de Martha Reis, que apresentaram algumas distinções a partir dos critérios estabelecidos. Além disso, foi proposta uma atividade prática para uma melhor contextualização com o cotidiano dos alunos. Ao término da pesquisa foi observado que o modelo atômico de Bohr possui algumas carências nos livros didáticos analisados. Além disso, por apresentarem pouca contextualização, vai contra o que as DCE defendem.

Palavras-chave


Livros didáticos; Modelo atômico; Quimioluminescência; Química forense.

Texto completo:

PDFA HTML


DOI: 10.3895/actio.v3n1.6841

Apontamentos





Direitos autorais 2018 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr