A fotografia científica e as atividades experimentais: livros didáticos de química
Catherine Flor Geraldi Vogt, Ana Julia Cecatto, Marcia Borin da Cunha
Resumo
A fotografia é uma linguagem não verbal que contribui para a exposição de pesquisas teóricas e aplicadas, em manifestações artístico-culturais e como coadjuvante eficaz em inúmeras descobertas científico-tecnológicas. No ensino regular de Ciências, em especial em experimentos, a fotografia pode ser utilizada como meio eficaz de observação e também para o registro de fenômenos. Este trabalho de pesquisa tem por objetivo analisar imagens (fotografias) e textos presentes nas atividades experimentais de livros didáticos de Química, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2015. Em especial queremos investigar o modo como as fotografias são apresentadas e a validade do seu uso para a experimentação em Química, quando elas vêm acompanhando os textos referentes à condução dos experimentos. Após selecionar todos os experimentos presentes em todos os volumes das quatro coleções do PNLD foi realizada a análise dos textos e das imagens, considerando a definição de categorias de análise. Esses dados foram quantificados e tabelados para a análise de acordo com as categorias. Os resultados indicam que os autores não priorizam a utilização da fotografia como meio de observar fenômenos e analisar etapas de um experimento. Foi observado que a fotografia é utilizada apenas para ilustrar uma etapa do experimento, não fazendo parte do processo mais elaborado de ensino e aprendizagem. Dessa maneira, aponta-se a necessidade de os autores de livros didáticos considerarem a fotografia científica como recurso pedagógico, visto que esta pode contribuir para a compreensão do conhecimento científico.
Palavras-chave
Livros didáticos; Fotografias; Química; Ensino de Química; Experimentos.
Texto completo:
PDFA
HTML
DOI:
10.3895/actio.v3n1.6827
Apontamentos
Direitos autorais 2018 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923