Sentidos de justiça socioambiental em teses e dissertações em educação ambiental brasileiras (1981-2016)

Romualdo José dos Santos, Luiz Marcelo de Carvalho

Resumo


Neste artigo, temos como objetivo compreender os sentidos de justiça socioambiental que são postos em circulação em relatos de pesquisa que exploram a relação entre processo educativo e conflitos socioambientais, a partir da análise dos textos de teses e dissertações (T&D) em Educação Ambiental (EA) concluídas no Brasil, entre os anos de 1981 e 2016). Trata-se de uma pesquisa inserida em um projeto mais amplo sobre o estado da arte da pesquisa em EA no Brasil. As T&D foram selecionadas num banco disponível no site desse projeto e as análises foram orientadas pelos referenciais teórico-metodológicos associados às perspectivas histórico-cultural e bakhtiniana. Os dados apresentados neste artigo referem-se aos indicadores justiça socioambiental e cidadania e justiça socioambiental. Tais indicadores representam um esforço de pesquisadores e educadores ambientais em legitimar discursos que, ao se constituírem como signos ideológicos, podem ajudar na concretização de práticas sociais e educativas que promovam a superação de uma conformação e adaptação dos sujeitos às situações de risco e vulnerabilidade socioambiental. A análise das teses e dissertações aponta para sentidos que reforçam as possibilidades de que o processo educativo que explora as ideias de conflito e/ou justiça socioambiental pode oferecer, entre elas, a de explicitar as contradições inerentes aos atuais modelos de produção social, em particular os modelos de relação seres humanos/ sociedade e outros elementos da natureza. Por fim, entendemos que a ideia de justiça socioambiental pode ressignificar tanto a questão ambiental quanto a educacional, possibilitando a construção de outros futuros possíveis.


Palavras-chave


educação ambiental; pesquisa em educação ambiental; conflitos socioambientais; justiça socioambiental; teses e dissertações.

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v10n2.19574

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ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
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e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
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    ISSN: 2525-8923

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