Sentidos de justiça socioambiental em teses e dissertações em educação ambiental brasileiras (1981-2016)
Resumo
Neste artigo, temos como objetivo compreender os sentidos de justiça socioambiental que são postos em circulação em relatos de pesquisa que exploram a relação entre processo educativo e conflitos socioambientais, a partir da análise dos textos de teses e dissertações (T&D) em Educação Ambiental (EA) concluídas no Brasil, entre os anos de 1981 e 2016). Trata-se de uma pesquisa inserida em um projeto mais amplo sobre o estado da arte da pesquisa em EA no Brasil. As T&D foram selecionadas num banco disponível no site desse projeto e as análises foram orientadas pelos referenciais teórico-metodológicos associados às perspectivas histórico-cultural e bakhtiniana. Os dados apresentados neste artigo referem-se aos indicadores justiça socioambiental e cidadania e justiça socioambiental. Tais indicadores representam um esforço de pesquisadores e educadores ambientais em legitimar discursos que, ao se constituírem como signos ideológicos, podem ajudar na concretização de práticas sociais e educativas que promovam a superação de uma conformação e adaptação dos sujeitos às situações de risco e vulnerabilidade socioambiental. A análise das teses e dissertações aponta para sentidos que reforçam as possibilidades de que o processo educativo que explora as ideias de conflito e/ou justiça socioambiental pode oferecer, entre elas, a de explicitar as contradições inerentes aos atuais modelos de produção social, em particular os modelos de relação seres humanos/ sociedade e outros elementos da natureza. Por fim, entendemos que a ideia de justiça socioambiental pode ressignificar tanto a questão ambiental quanto a educacional, possibilitando a construção de outros futuros possíveis.
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PDFADOI: 10.3895/actio.v10n2.19574
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ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
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ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
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I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
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Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923