A resolução de problemas e o conhecimento didático-matemático na formação inicial
Resumo
Desde os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), nos anos 1990 até a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em vigor, a Resolução de Problemas vem sendo apontada nos currículos brasileiros como estratégia de aprendizagem. Este trabalho pretende apresentar o resultado de uma pesquisa que buscou evidenciar a inter-relação entre a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas e o Conhecimento Didático-Matemático do professor, especificamente com relação à faceta interacional. Participaram desta pesquisa estudantes do último período de uma instituição pública brasileira de Educação Superior. Audiogravações dos encontros de aprofundamento no tema Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas e planos de aula elaborados pelas participantes na pesquisa foram as ferramentas utilizadas para a coleta de dados. Os dados foram analisados sob as lentes da Análise Textual Discursiva (ATD), tendo como aporte teórico a Resolução de Problemas e o Conhecimento Didático-Matemático. As reflexões feitas pelas estudantes acerca da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas evidenciaram a relação da metodologia com as facetas do CDM, especificamente a Faceta Interacional. Concluímos, assim, que o currículo na formação inicial de professores de Matemática deve ser permeado por aspectos dos conhecimentos para ensinar, tal como a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática por meio da Resolução de Problemas, que carrega em suas dez etapas componentes e indicadores de todas as facetas do Conhecimento Didático-Matemático, inclusive a faceta interacional, e, portanto, está em estreito diálogo com esse modelo de conhecimento do professor.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFADOI: 10.3895/actio.v8n3.17642
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 ACTIO: Docência em Ciências
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923