Podcast como ferramenta para alfabetização científica e tecnológica no ensino da química no novo ensino médio
Cenaar Klippel Aguiar, Ettore Paredes Antunes
Resumo
A alfabetização é mais que o simples domínio cognitivo e mecânico de técnicas de escrita e de leitura. O domínio dessas técnicas, em termos conscientes, implica a autoformação que pode resultar em uma postura interferente do homem sobre seu contexto. Acredita-se que, para evitar aspectos negativos da cultura científica, deve-se saber interagir de maneira consciente e cidadã, sendo necessário desenvolver o chamado letramento midiático. Ele permite conhecer e diferenciar a multiplicidade de mídias, além de ajudar a analisar, interpretar, produzir e compartilhar seus conteúdos. Considerando a importância da alfabetização científica para as aulas de Química, surge a seguinte questão de pesquisa: como o letramento midiático em Química pode promover a alfabetização científica de alunos do novo ensino médio de uma escola de Manaus-AM. Nesse sentido, o presente estudo tem o objetivo de investigar o nível de letramento midiático dos alunos do ensino médio, através dos indicadores de alfabetização científica (AC) a partir do ensino da Química. Para tanto, identificamos tais indicadores de AC, utilizando um questionário, entrevista e os roteiros do podcast. Mostramos os indicadores da alfabetização científica para analisar se/como essa atividade favorece o início do processo de alfabetização científica. Os resultados mostraram que os participantes estiveram envolvidos com as investigações e discussões propostas durante a pesquisa. A utilização dessas estratégias metodológicas de ensino contribuiu, assim como a utilização do podcast, para a promoção da AC), uma vez que, por meio das análises, foi possível perceber grande parte dos indicadores de AC na fala e na escrita dos participantes da pesquisa. A criação de um podcast no ensino pode ser uma ferramenta poderosa no processo de alfabetização em ciências químicas. Esses áudios digitais fornecem uma plataforma flexível e acessível para comunicar conceitos complexos de maneira envolvente. A combinação de narrativas orais, exemplos práticos e formatos interativos pode tornar a ciência química mais acessível e inspiradora para um público mais vasto.
Palavras-chave
Educação; Educação científica; Aprendizagem
DOI:
10.3895/actio.v8n3.16694
Apontamentos
Direitos autorais 2023 ACTIO: Docência em Ciências
Esta obra está licenciada sob uma licença
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923