Jogos de tabuleiro de ciência: o que dizem os idealizadores?
Resumo
Neste artigo, delineamos a perspectiva dos criadores de jogos de tabuleiro com temática científica. Buscamos explorar o contexto de produção de três jogos, compreender a intencionalidade dos idealizadores para os jogos desenvolvidos e avaliar se as expectativas foram alcançadas. A pesquisa de caráter qualiquantitativo foi realizada com oito produtores de três jogos educativos: “Batalha de Micróbios”, “Imune – Série Vírus” e “Microvilões em Ação”. A intencionalidade na idealização foi investigada por meio de análise de conteúdo de entrevistas semiestruturadas e aplicação da ferramenta teórico-metodológica “Indicadores de Alfabetização Científica” nos três jogos. A análise de conteúdo das entrevistas, feita na perspectiva da Alfabetização Científica em cotejo com a Divulgação Científica, permitiu identificar presença e ausência de atributos relevantes nestes materiais. Constatamos a tendência à priorização do conhecimento científico e diferentes formas de interação – física, estética-afetiva e cognitiva – em todos os jogos. A interface social também foi um atributo presente, principalmente para apresentar o impacto da Ciência na sociedade. Por outro lado, o papel institucional, influência da economia e política na Ciência, contexto histórico e de fomento à Ciência foram negligenciados. Este resultado e a análise detalhada de outros atributos podem contribuir para uma mudança de cenário na produção de jogos educativos. Mostramos que é necessário planejar a produção de jogos com temática científica de forma a compreender outros aspectos da Divulgação Científica, como o papel das instituições e dos pesquisadores brasileiros, todos relevantes no contexto da Alfabetização e Divulgação Científica. Além de direcionar a criação, este artigo pode contribuir para a utilização de jogos de Ciência de forma significativa e eficiente com intenções educacionais em ambientes formais e não-formais de educação. Por fim, concluímos que os jogos analisados neste artigo foram desenvolvidos de forma a estimular a compreensão e a discussão de temas científicos relacionados ao cotidiano dos jogadores e, portanto, apresentam potencial educativo e pedagógico em ações de Divulgação Científica em ambientes formais e não-formais de educação.
Palavras-chave
DOI: 10.3895/actio.v8n3.16653
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 ACTIO: Docência em Ciências
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923