Elementos mobilizados pelo professor(a) na orientação de trabalhos de iniciação científica na educação básica
Resumo
O projeto “Mostra de Iniciação Científica no Pantanal” é desenvolvido desde 2012 pelo Centro de Educação e Investigação em Ciências e Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso (CEICIM-UNEMAT), em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e com a Secretaria Municipal de Educação, localizados em Cáceres/MT/Brasil, e conta com o apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O projeto tem como objetivo estimular a atitude investigativa na formação dos alunos da educação básica, a fim de ampliar a sua compreensão e interesse pela Ciência. O objetivo desta pesquisa foi o de investigar quais os elementos que o(a) professor(a) da educação básica entende serem necessários para a orientação de trabalhos de iniciação científica na Mostra. Os participantes da pesquisa foram 43 professore(a)s orientadore(a)s; e a produção de dados ocorreu por meio de questionário, aplicados nos anos de 2018, 2019 e 2022. Para a constituição e a análise dos dados, retiramos extratos das respostas, na busca de expressões sobre as percepções do professor(a) quanto ao ensino e à orientação do aluno na atividade de investigação. Agrupados e articulados em temas, esses extratos configuram um movimento de redução guiado pela nossa interrogação enquanto pesquisadores, chegando, assim, às convergências, que indicam os elementos: (1) mobilizados pelo professor(a) no ensino da investigação e (2) relacionados à estrutura necessária para esse ensino. Após a análise dos dados, pudemos concluir que, para os professore(a)s, entre os elementos que devem ser mobilizados para saber/aprender a ensinar a investigar, estão a atividade de orientação, a atividade científica e o apoio da escola.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFADOI: 10.3895/actio.v8n2.16594
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 ACTIO: Docência em Ciências
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923