Aspectos de história das ciências e natureza das ciências em produções estudantis de uma feira regional de ciências do interior paulista

João Pedro Mardegan Ribeiro, Marília Faustino da Silva, Silvia Fernanda de Mendonça Figueirôa

Resumo


Este artigo tem como objetivo realizar uma análise sobre os trabalhos desenvolvidos por Clubes de Ciências e apresentados na Edição de 2020 da Feira de Ciências do Centro de Óptica e Fotônica da Universidade de São Paulo em parceria com a Diretoria de Ensino da Região de São Carlos, e suas possíveis contribuições para a inserção da História e Filosofia das Ciências (HFC) na formação dos alunos, dada a presença de elementos de Natureza das Ciências (NdC) em cerca de um terço dos projetos desenvolvidos. Para tanto, foram analisados todos os trabalhos apresentados no evento e disponibilizados na forma de vídeos no canal no Youtube da Diretoria de Ensino, à luz da Análise de Conteúdo de Bardin (1977). Os resultados apontaram que, apesar da escassez e ou mesmo falta de elementos de HFC nos materiais didáticos e paradidáticos em geral, diversos trabalhos apresentados na Feira trouxeram tais elementos espontaneamente, principalmente no discurso verbal. Afirma-se que os Clubes de Ciências e as Feiras das Ciências podem ser espaços ricos para discutir conceitos da NdC, particularmente pela via da HFC, estimulando um entendimento mais profundo da construção dos saberes científicos.


Palavras-chave


Feira de Ciências; História e Filosofia das Ciências; Natureza das Ciências.

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v8n1.16288

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2023 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr