Aspectos de história das ciências e natureza das ciências em produções estudantis de uma feira regional de ciências do interior paulista
Resumo
Este artigo tem como objetivo realizar uma análise sobre os trabalhos desenvolvidos por Clubes de Ciências e apresentados na Edição de 2020 da Feira de Ciências do Centro de Óptica e Fotônica da Universidade de São Paulo em parceria com a Diretoria de Ensino da Região de São Carlos, e suas possíveis contribuições para a inserção da História e Filosofia das Ciências (HFC) na formação dos alunos, dada a presença de elementos de Natureza das Ciências (NdC) em cerca de um terço dos projetos desenvolvidos. Para tanto, foram analisados todos os trabalhos apresentados no evento e disponibilizados na forma de vídeos no canal no Youtube da Diretoria de Ensino, à luz da Análise de Conteúdo de Bardin (1977). Os resultados apontaram que, apesar da escassez e ou mesmo falta de elementos de HFC nos materiais didáticos e paradidáticos em geral, diversos trabalhos apresentados na Feira trouxeram tais elementos espontaneamente, principalmente no discurso verbal. Afirma-se que os Clubes de Ciências e as Feiras das Ciências podem ser espaços ricos para discutir conceitos da NdC, particularmente pela via da HFC, estimulando um entendimento mais profundo da construção dos saberes científicos.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFADOI: 10.3895/actio.v8n1.16288
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 ACTIO: Docência em Ciências
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923