O filme “radioactive” e a história das mulheres na ciência: uma proposta de sequência didática

Amanda Ramos de Mattos Thomé, Marta Ferreira Abdala Mendes

Resumo


A História da ciência pode ser utilizada para destacar e reconhecer a contribuição e o papel expressivo da mulher na ciência. Nessa perspectiva, o presente trabalho, de abordagem qualitativa-propositiva, tem como objetivo apresentar um produto educacional (uma sequência didática) desenvolvido para trabalhar o filme “Radioactive” (2019), indo além dos conteúdos científicos ao trazer para o debate a temática da história das mulheres na ciência e às questões de gênero e ciência. No contexto de uma abordagem metodológica propositiva, partimos da análise fílmica para explorar as potencialidades didáticas definidas em uma sequência de atividades iniciada pelo levantamento dos conhecimentos prévios dos/as alunos/as, seguida por uma problematização da temática e pelos excertos do filme específicos para introduzir o ensino da radioatividade e promover o debate acerca da dificuldade ao ingresso à carreira cientifica, da discriminação e apagamento perpetuado da produção feminina na ciência, e finalizada com um momento de avaliação construído coletivamente pelos alunos. Como resultado, a sequência didática prioriza o processo interventivo para romper com um ensino de ciências que ignora a produção da mulher na ciência e a desigualdade de gêneros ao longo da história da ciência. Dessa forma, mostra-se com potencial orientado para o desenvolvimento de uma postura questionadora e crítica dos/as alunos/as diante do seu processo de aprendizagem voltado para uma formação cidadã.


Palavras-chave


História da ciência; Ensino de ciências; Sequência didática; Filme Radioactive

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v8n1.15685

Apontamentos





Direitos autorais 2023 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr