A argumentação na formação inicial de professores de ciências acerca da questão sociocientífica xenotransplante
Resumo
Este estudo apresenta um recorte de uma pesquisa de mestrado e visa identificar as habilidades argumentativas de licenciandos em ciências a respeito da questão sociocientífica xenotransplante. As questões sociocientíficas (QSC), devido ao seu caráter controverso e por abrangerem problemáticas sociais, são apontadas como potencializadoras na geração de argumentos. Uma dessas QSC que podem ser trabalhadas nas aulas de ciências é o xenotransplante, que corresponde ao transplante de órgãos ou de tecidos de animais não-humanos para seres humanos. Metodologicamente, o presente trabalho é classificado como de natureza qualitativa. O público-alvo da pesquisa foram professores de ciências em formação inicial do Campus Universitário Professor Alberto Carvalho/UFS, localizado na cidade de Itabaiana - SE. A coleta de dados foi realizada por meio de grupos focais, sendo as análises feitas seguindo o padrão argumentativo proposto por Toulmin (2006). Os resultados apontaram que os licenciandos em ciências conseguiram elaborar argumentos, no entanto, de acordo com o que pressupõe o padrão argumentativo de Toulmin, pode-se dizer que a maior parte desses argumentos apresentaram uma estrutura simples, com poucos elementos. No que diz respeito à questão sociocientífica do xenotransplante, ela se mostrou uma eficiente promotora de debate.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFADOI: 10.3895/actio.v8n1.14395
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 ACTIO: Docência em Ciências
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923