A argumentação na formação inicial de professores de ciências acerca da questão sociocientífica xenotransplante

Rosane Karine Tavares Idalino, Márcio Andrei Guimarães

Resumo


Este estudo apresenta um recorte de uma pesquisa de mestrado e visa identificar as habilidades argumentativas de licenciandos em ciências a respeito da questão sociocientífica xenotransplante. As questões sociocientíficas (QSC), devido ao seu caráter controverso e por abrangerem problemáticas sociais, são apontadas como potencializadoras na geração de argumentos. Uma dessas QSC que podem ser trabalhadas nas aulas de ciências é o xenotransplante, que corresponde ao transplante de órgãos ou de tecidos de animais não-humanos para seres humanos. Metodologicamente, o presente trabalho é classificado como de natureza qualitativa. O público-alvo da pesquisa foram professores de ciências em formação inicial do Campus Universitário Professor Alberto Carvalho/UFS, localizado na cidade de Itabaiana - SE. A coleta de dados foi realizada por meio de grupos focais, sendo as análises feitas seguindo o padrão argumentativo proposto por Toulmin (2006). Os resultados apontaram que os licenciandos em ciências conseguiram elaborar argumentos, no entanto, de acordo com o que pressupõe o padrão argumentativo de Toulmin, pode-se dizer que a maior parte desses argumentos apresentaram uma estrutura simples, com poucos elementos. No que diz respeito à questão sociocientífica do xenotransplante, ela se mostrou uma eficiente promotora de debate.


Palavras-chave


Argumentação; Questões Sociocientíficas (QSC); Xenotransplante.

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PDFA


DOI: 10.3895/actio.v8n1.14395

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ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
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    ISSN: 2525-8923

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