Perfil dos estudos sobre intervenções pedagógicas no processo de alfabetização científica nos anos iniciais do ensino fundamental

Nathalia da Silva Corrêa Ricchiero, Tatiana Schneider Vieira de Moraes

Resumo


A Alfabetização Científica (AC) pode ser compreendida como um processo que almeja a apropriação do conhecimento científico por parte dos alunos, visando a sua formação cidadã para que eles possam fazer uma leitura e uma interpretação responsável e consciente do mundo em que vivem. Com essa perspectiva, esta investigação objetiva caracterizar as propostas de intervenção pedagógica dirigidas à Alfabetização Científica nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, o percurso metodológico foi baseado a partir de uma pesquisa bibliográfica, cuja produção de dados foi efetuada na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações com os seguintes descritores: “alfabetização científica” OR “letramento científico” OR “enculturação científica” em combinação com “anos iniciais” AND “ensino fundamental”. Após o processo de triagem, foram selecionados 30 trabalhos elegíveis, os quais contemplaram estudos com intervenção pedagógica em sala de aula. A análise dos dados salientou, entre outros aspectos, quais foram as principais estratégias adotadas nessas intervenções, sendo o texto informativo e individual, os jogos, os desenhos, os experimentos e o trabalho em grupo, as ações mais significativas efetivadas em sala de aula. Acredita-se que as propostas que visam à AC devem ser intencionalmente planejadas e mediadas pelo professor, de modo a engajar os alunos em contextos científicos autênticos.


Palavras-chave


Ensino de Ciências; Alfabetização Científica; Ensino Fundamental; Anos Iniciais; Pesquisa Bibliográfica.

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v8n1.14123

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2023 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr