Jogo eletrônico para o ensino de biologia celular

Mirian Pacheco Silva Albrecht, Fausto Eduardo de Oliveira

Resumo


O ensino do conteúdo de permeabilidade seletiva da membrana plasmática envolve conceitos microscópicos, os quais são considerados abstratos e exigem imaginação dos alunos. Ao promover o ensino desse conteúdo, o professor pode utilizar diversos materiais didáticos, dentre eles, os jogos eletrônicos. Porém, um dos desafios enfrentados pelos professores é encontrar um jogo eletrônico relacionado com o conteúdo curricular. Nessa perspectiva, o objetivo deste texto é apresentar os resultados de uma pesquisa de mestrado na qual foi construído, aplicado e avaliado um jogo educativo que aborda conceitos de permeabilidade seletiva, como osmose, difusão simples, difusão facilitada e, transporte ativo. Como metodologia seguimos os pressupostos da abordagem qualitativa. Para o desenvolvimento da pesquisa, inicialmente, foi criado um jogo eletrônico sobre membrana celular. O jogo foi aplicado para catorze alunos de uma escola particular de Ensino Médio e, vinte alunos de uma instituição federal que cursavam a disciplina de Biologia Celular no Ensino Superior. As observações das reações e comentários dos alunos, enquanto jogavam, foram anotadas em um diário de campo. Além das observações, também aplicamos um questionário aos alunos. Tanto as anotações das observações quanto as respostas dos questionários foram utilizados como fonte de dados na investigação. Os resultados da análise interpretativa evidenciam que o jogo possui o conteúdo curricular escrito de forma opcional e não explicitado durante a partida. Os participantes descreveram o jogo como um recurso desafiador e divertido, e demonstraram que contempla o equilíbrio proposto entre a jogabilidade e o conteúdo curricular. A partir da análise sobre esses resultados, consideramos que o jogo criado pode ser utilizado, pelo professor, em qualquer nível de ensino. O conteúdo curricular presente no jogo pode ser mediado pelo professor, a partir dos objetivos da disciplina em cada nível de ensino.


Palavras-chave


Membrana Plasmática; Ensino de Biologia; Aprendizagem; Jogos Eletrônicos

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v5n3.12493

Apontamentos





Direitos autorais 2020 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr