Motivação de ingressantes de licenciatura em química no IFSP

Ricardo Castro Oliveira, Jackson Gois

Resumo


Diversos estudos têm evidenciado a importância da motivação na área educacional, no entanto, poucos trabalhos na literatura relacionam a motivação com a formação de professores. Diante da importância dessa temática e da escassez de trabalhos, este estudo tem como objetivo analisar o perfil motivacional dos estudantes ingressantes de 2019 nos cursos de Licenciatura em Química, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). O referencial teórico utilizado neste trabalho foi a Teoria da Autodeterminação, desenvolvida por Deci e Ryan, que expandiram a compreensão da motivação ao apresentar um continuum, no qual um indivíduo pode transitar pelos diferentes tipos de motivação, desde que satisfaça as necessidades psicológicas básicas: competência, autonomia e pertencimento. Esta pesquisa utilizou o questionário proposto por Guimarães e Bzuneck como instrumento de coleta de dados. A aplicação foi realizada presencialmente por um dos pesquisadores, em horário de aula, e contou com a participação de 176 licenciandos em Química, distribuídos em nove câmpus da Instituição. Os dados foram submetidos a análises estatísticas, tais como média, variância, teste de confiabilidade e análise de correlação e comparados com os trabalhos disponíveis na Literatura. Os resultados evidenciaram um perfil motivacional autodeterminado dos participantes, prevalecendo médias mais elevadas para as categorias motivação extrínseca por regulação integrada e motivação intrínseca. O desenvolvimento de estudos como esse é de grande importância para a área, pois, a partir deles é que podem ser traçados planos e estratégias visando à permanência e o êxito dos estudantes.

Palavras-chave


Formação inicial de professores; Motivação; Teoria da Autodeterminação; Química

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v5n3.11563

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ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

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    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

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Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

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