Motivação de ingressantes de licenciatura em química no IFSP
Ricardo Castro Oliveira, Jackson Gois
Resumo
Diversos estudos têm evidenciado a importância da motivação na área educacional, no entanto, poucos trabalhos na literatura relacionam a motivação com a formação de professores. Diante da importância dessa temática e da escassez de trabalhos, este estudo tem como objetivo analisar o perfil motivacional dos estudantes ingressantes de 2019 nos cursos de Licenciatura em Química, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). O referencial teórico utilizado neste trabalho foi a Teoria da Autodeterminação, desenvolvida por Deci e Ryan, que expandiram a compreensão da motivação ao apresentar um continuum, no qual um indivíduo pode transitar pelos diferentes tipos de motivação, desde que satisfaça as necessidades psicológicas básicas: competência, autonomia e pertencimento. Esta pesquisa utilizou o questionário proposto por Guimarães e Bzuneck como instrumento de coleta de dados. A aplicação foi realizada presencialmente por um dos pesquisadores, em horário de aula, e contou com a participação de 176 licenciandos em Química, distribuídos em nove câmpus da Instituição. Os dados foram submetidos a análises estatísticas, tais como média, variância, teste de confiabilidade e análise de correlação e comparados com os trabalhos disponíveis na Literatura. Os resultados evidenciaram um perfil motivacional autodeterminado dos participantes, prevalecendo médias mais elevadas para as categorias motivação extrínseca por regulação integrada e motivação intrínseca. O desenvolvimento de estudos como esse é de grande importância para a área, pois, a partir deles é que podem ser traçados planos e estratégias visando à permanência e o êxito dos estudantes.
Palavras-chave
Formação inicial de professores; Motivação; Teoria da Autodeterminação; Química
DOI:
10.3895/actio.v5n3.11563
Apontamentos
Direitos autorais 2020 ACTIO: Docência em Ciências
Esta obra está licenciada sob uma licença
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923