Atividades de estudo para aprendizagem e desenvolvimento de neoformações em aulas de ciências: uma reflexão epistemológica a partir da teoria histórico-cultural

Edson Schroeder, Daniela Tomio

Resumo


Neste artigo objetivamos apresentar a análise de uma atividade de estudo desenvolvida por um coletivo de estudantes e um professor de Ciências da Natureza, de uma escola pública da rede municipal de Blumenau/Santa Catarina. A descrição, análise e interpretação da atividade e seus efeitos para aprendizagem e o desenvolvimento de neoformações pelos estudantes é o objeto dessa investigação. A partir disso, propomos uma reflexão epistemológica, com pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, levando-se em consideração obras do bielorrusso Vigotski e Davidov, para compreender a atividade de estudo como unidade de análise de desenvolvimento humano e, assim, uma contribuição para o fomento de experiências inovadoras para o ensino de Ciências, ancoradas no entendimento de processos de aprendizagem.

Palavras-chave


Formação humana; Neoformações; Aprendizagem; Desenvolvimento; Ensino de Ciências.

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DOI: 10.3895/actio.v5n1.10670

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